Mosteiro Budista Tibetano Sakya Tsarpa Thupten Dekyid Öedbar Ling

Buda da Medicina

Se a pessoa meditar sobre o Buda da Medicina, ela acabará por atingir a iluminação, mas, entretanto,  vai experimentar um aumento no poder de cura, tanto para si mesmo e outros e uma diminuição do sofrimento na doença física e mental ".

"Seu corpo
radiante é azul-celeste. Sua mão esquerda está no mudra da meditação e detém uma tigela cheia de néctar da longa vida em seu colo. Como um sinal de que ele dá a proteção da doença, sua mão direita está estendida no gesto de dar e detém o "grande remédio", a planta myrobalan (a-ru-ra)

Ensinamentos antigos nos dizem que só vendo o Buda da Medicina, ou mesmo ver uma imagem do Buda da Medicina, ou ouvir o nome do Buda da Medicina, pode conferir benefícios inconcebível.

Segundo o budismo tibetano o Buda da Medicina  tem na mão esquerda normalmente uma planta myrobalan ( ARURA). A medicina tibetana reconhece três tipos básicos da doença, as causas que são as emoções conflitantes - a paixão, agressividade e ignorância. Myrobalan é a única erva na farmacopeia tibetano que pode auxiliar na cura de cada um destes três tipos de doenças. Isto é como a ação do Buda de curar, que tem o poder de ver a verdadeira causa de qualquer aflição, seja espiritual, físico ou psicológico, e quem faz o que for necessário para resolvê-lo.

Em seus ensinamentos sobre o Buda da Medicina do Ven. Thrangu Rinpoche fala sobre a posição das duas mãos do Buda da Medicina:

"Sua mão direita está estendida, a palma para fora, sobre o seu joelho direito no gesto chamado suprema generosidade. Nela, ele detém o arura ou myrobalan. Esta planta representa todos os melhores remédios. A posição de sua mão direita e o arura que ele detém representa a erradicação do sofrimento, especialmente o sofrimento da doença, utilizando os meios da verdade relativa. A doença pode ser aliviada ajustando o funcionamento das causas interdependentes e condições de utilização de meios relativos dentro do reino da verdade relativa, como tratamento médico e assim por diante. A doação desses métodos é representado pelo gesto da mão direita do Buda da Medicina.

"Sua mão esquerda está em seu colo, com a palma para cima, no gesto de estabilidade meditativa ou meditação, que representa a erradicação da doença e do sofrimento e, de fato, as raízes da samsara, através da realização da verdade absoluta. Do ponto de vista de uma verdade relativa ou absoluta verdade, a causa fundamental da doença e do sofrimento é uma falta de satisfação e qualidade viciante do samsara. Portanto, para indicar a necessidade de contentamento, em sua mão esquerda ele segura uma tigela. "

 

 

 

 

 


Home | Quem somos | Sakya | Biografias | Ensinamentos | IBA | Lamas | Atividades | Endereços

Rodovia Vereador José de Moraes, Km 6 - Sítio São Roque - Centro - Cabreúva - SP - Cx.Postal 41
CEP.: 13315-970 - Telefone: (11) 4528-1737 - E-mail: sakya@sakyabrasil.org