Quem somos

O Mosteiro Sakya foi fundado e consagrado em 2003, por S.E. Chogye Trichen Rinpoche, renomado Mestre Tântrico, com a auspiciosa aspiração de que esse Mosteiro venha a contribuir para a preservação dos Sagrados Ensinamentos da Escola Sakya em geral e da Sub-Escola Tsarpa em particular.

 

A aspiração de S.E. também foi a de tornar viavel a formação de monges budistas aqui no Brasil, sem a necessidade de irem para a Ásia. Além da vocação da formação Monástica, Rinpoche aspira que o conhecimento da filosofia budista esteja disponível ao entendimento de sua prática na vida cotidiana, sendo isso possível a medida que se integra a prática filosófica e espiritual no dia a dia, através de trabalhos comunitários que atendam diretamente as necessidades físicas, materiais e espirituais da comunidade.

A existência de um Mosteiro somente se concretiza quando suas atividades estejam integradas a comunidade de modo a servi-la segundo seus principios éticos, morais, filosóficos e espirituias.

 

Lama Rinchen Khyenrab, monge budista plenamente ordenado por S.E. Chogye Trichen Rinpoche, foi incumbido por seu Mestre para estabelecer o Mosteiro e dar andamentos   a todas as suas atividades. Lama Rinchen é natural de São Paulo, mas desde os sete anos de idade reside em Cabreúva, e estabeleceu o Mosteiro em sua pequena propriedade rural perto do centro dessa cidade.

A partir de 2004, quando Lama Rinchen voltou do Nepal e passou a residir permanentemente no Mosteiro, como seu abade, as aspirações de seu Mestre tem sido colocadas em prática e hoje o Mosteiro já tem suas atividades em andamento em Cabreúva, como também em outras cidades e estados do Brasil.

O Mosteiro está devidamente registrado em todos os órgãos e secretarias municipais, estaduais e federais competentes nas atividades que realiza e que virá a realizar ao longo do tempo.

S.E. Chogye Trichen Rinpoche

Lama Rinchen Khyenrab

Gompa / Sala de Meditação