A Academia Internacional Budista (IBA, da sigla em inglês) foi fundada pelo Ven. Khenchen Appey Rinpoche e inaugurada oficialmente em 2001. Após o estabelecimento do Sakya College e extensas interações com estudantes leigos, Rinpoche sentiu que havia uma falta de instalações adequadas e instrução sistemática para alunos leigos que pretendiam participar em estudos exaustivos sobre budismo. Com a ajuda de patrocinadores, amigos e alunos, Rinpoche iniciou a construção da IBA, em 1994.

Na conclusão da construção, a Academia começou a oferecer aulas para os estudantes internacionais a partir de 2001. Nos anos seguintes, alunos de todas as tradições e origens têm sido recebidos. Eles são atraídos pelos aprofundados estudos clássicos do Dharma apresentados pelos altos khenpos.

Além de conceder ensinamentos sobre o Dharma, a Academia também tem vários projetos em curso, incluindo a digitalização das escrituras tibetanas, os projetos de tradução e publicações. Até agora, a IBA já publicou mais de 70 volumes de raras escrituras budistas tibetanas, que foram distribuídas para várias instituições monásticas.

Mais informações, acesse o site (em inglês): http://internationalbuddhistacademy.org/