Jetsün Dragpa Gyaltsen (1147-1216)

 

          Jetsün Dragpa Gyaltsen, o irmão mais novo de Sönam Tsemo, nasceu em 1147. Seus principais professores foram seu pai, Sachen Künga Nyingpo, e seu irmão mais velho, Sönam Tsemo. Foi um grande erudito, meditador e santo. Como seu irmão mais velho, era também capaz de transferir-se para terras espirituais.

Dragpa Gyaltsen profetizou que poderia renascer como o imperador no mundo dourado, e poderia apenas tornar-se um perfeitamente realizado depois de mais três renascimentos.

A Separação dos Quatro Apegos, conforme dito por Manjushri                   a Sachen Künga Nyingpo

 

          Quanto tinha 12 anos de idade, o grande Lama Sakyapa [Sachen Künga Nyingpo] passou seis meses fazendo a prática de Arya Manjushri. Como resultado disto, em certa ocasião ele teve uma visão direta da deidade. O glorioso Manjughosha, de cor laranja, estava rodeado por uma massa de luz brilhante e sentado de modo resplandecente sobre um trono de jóias. Ele mostrava o gesto de ensinar o Dharma e estava entre dois bodhisattvas. Então ele disse as seguintes palavras:

  • Se você é apegado a esta vida, você não é um verdadeiro praticante espiritual.

  • Se você é apegado ao samsara, você não tem a renúncia.

  • Se você é apegado ao seu próprio auto-interesse, você não tem bodhichitta.

  • Se você tem apego, você não tem a Visão.

 

          Refletindo sobre o significado destas afirmações, Künga Nyingpo obteve a realização de que este treinamento da mente da "separação dos quatro apegos" incorpora todas as práticas do caminho das perfeições transcendentes e sentiu uma confiança extraordinária em todos os ensinamentos do Dharma.

Samaptamithi.