Khenpo Dr Ngawang Jorden, Ph.D.

Diretor do International Buddhist Academy

Khenpo Dr Ngawang Jorden nasceu em 1956, viveu em Lachung, Sikkim até os 12 anos, em seguida, mudou-se para Gangtok, a capital de Sikkim, onde começou os estudos formais na Escola Enchey.

Aos 14 anos, foi para o Mosteiro de Sa-Ngor-Choe-Tshok em Gangtok. Depois de completar seus estudos monásticos, estudou Filosofia Budista com o falecido Khenpo Lodro Zangpo.

Em 1975,  foi para o Sakya College, em Dehradun, na Índia, onde estudou os cinco ramos da filosofia budista sob a orientação de Khenchen Appey Rinpoche. Obteve o grau de Kachupa (equivalente ao Bacharelado) e Loppon (equivalente a Mestrado) em Estudos Budistas. Khenpo Jorden ensinou no Sakya College antes de ir estudar na Universidade de Harvard, onde completou o seu M.A. e depois o Ph.D. em estudos budistas.

Sua Santidade Sakya Trizin e Khenchen Appey Rinpoche convidaram Khenpo Jorden para ocupar o cargo de Diretor do IBA em Kathmandu, e por essa razão deixou seu posto de professor na Universidade de Chicago e se juntou ao IBA em 2009. Como Diretor, supervisiona muitos projetos com os quais o IBA está envolvido, ensina o Dharma a estudantes de todo o mundo e também se dedica ao trabalho de tradução. Viaja extensivamente por diferentes países para dar ensinamentos.