top of page
b46c3e96757d8918283a57e654c8932d_edited.

Lamdre e o Hevajra Tantra

Todos os seres são Budas, mas isto é oculto por máculas adventícias.

Quando as máculas são removidas, seu estado búdico é revelado.

Verso do Hevajra Tantra

 

O termo tibetano Lamdre significa Caminho e Resultado ou Caminho e Fruto. O Lamdre é o conjunto de ensinamentos e práticas mais elevadas da tradição Sakya.

 

Assim como o Dzogchen da tradição Nyingma, o Mahamudra da tradição Kagyü e o Lamrim da tradição Gelug, o Lamdre abarca toda a extensão dos sutras e tantras, sendo que seus ensinamentos principais são baseados no Hevajra Tantra.

 

O Lamdre originou-se com o Mahasiddha Virupa, um grande mestre indiano do século VII. Seus ensinamentos foram levados ao Tibete no século X pelo tradutor Drogmi Lotsawa e sistematizados no século XII por Sachen Künga Nyingpo. O Lamdre tem sido transmitido pela linhagem de mestres da tradição Sakya até os dias de hoje.

 

Na época de Muchen Sempa Chenpo Könchog Gyaltsen, o Lamdre foi dividido em dois tipos de exposição:

  • a Explicação para a Assembléia, ou Lamdre Comum (Lamdre Tsogshe);

  • a Explicação para Discípulos Particulares, ou Lamdre Incomum (Lamdre Lobshe).

 

O ensinamento do Lamdre em si, também é dividido em duas partes:

  • A Seção Preliminar contém os ensinamentos exotéricos dos sutras transmitidos   por Buda e se focaliza na Visão Tríplice ou Três Visões (Nangsum):

    • a Visão Impura dos seres samsáricos;

    • a Visão da Experiência dos praticantes;

    • a Visão Pura dos seres realizados.

 

  • A Seção Tântrica é composta pelos ensinamentos esotéricos dos tantras transmitidos por Vajradhara, incluindo os ensinamentos do Continuum Tríplice ou Três Tantras (Gyüsum):

    • o Tantra da Causa, ou da Base;

    • o Tantra do Caminho;

    • o Tantra do Resultado, ou do Fruto.

 

O Lamdre é ensinado por um único professor (geralmente um detentor de linhagem oficialmente reconhecido pela tradição Sakya), em um único lugar, durante quatro a seis semanas. Dentro da tradição Sakya — na qual estão os mestres do Lamdre —, há apenas alguns poucos detentores de linhagem a cada geração.

 

 

Padmasambhava e o Hevajra Tantra

 

Padmasambhava, chamado pelos tibetanos como Guru Rinpoche (Mestre Precioso), é conhecido por ter introduzido os ensinamentos do budismo Vajrayana no Tibete e por ser a fonte das tradições oral (kama) e de tesouros (terma), preservadas particularmente pela tradição NyingmaEntretanto, poucos conhecem sua conexão com o Hevajra Tantra e, indiretamente, com os ensinamentos do Lamdre.

 

Jamgön Kongtrül Lodrö Thaye escreve em sua Guirlanda Preciosa de Lápis Lázuli uma coleção de biografias de 108 grandes reveladores de tesouros (tertöns):

Padmakara (Padmasambhava) influenciou incontáveis seres através dos ensinamentos Vajrayana e particularmente através da atividade dos profundos tesouros terma. Este grande mestre não foi uma pessoa comum no caminho [para a iluminação] ou apenas um ser nobre nos estágios do bodhisattva, mas sim uma emanação tanto   de Buda Amitabha quanto de Shakyamuni, que apareceu a fim de domar os seres humanos e espíritos que são difíceis de converter. Até mesmo os grandes bodhisattvas são incapazes de explicar completamente o seu exemplo de vida.

 

Padmakara manifestou-se na forma do Acharya Padmavajra, o mestre que revelou o Hevajra Tantra, e também como o brâmane Saraha, como Dombi Heruka, Virupa, Kalacharya e muitos outros siddhas. Ele praticou nos grandes cemitérios, onde ensinou o Mantra Secreto (Vajrayana) às dakinis. Ele subjugou os espíritos mundanos externos e internos, e nomeou-os como protetores do Dharma. Naquele tempo, ele tornou-se conhecido como Nyima Öser. (Jamgön Kongtrül, Rinchen Terdzö, Volume I)

 

 

Não há meditação nem meditador, não há deidade nem mantra.

Na natureza que é vazia de elaborações conceituais,

as deidades e mantras estão espontaneamente presentes.

Verso do Hevajra Tantra

oo0oo

voltar_edited_edited.png
bottom of page