Buscar
  • Blog - sakyabrasil

Ensinamentos da Tradição Sakya


O resultado ou fruição (dre bu) final da Visão, dentro de todas as escolas do mantra secreto, é o mesmo — podemos chamá-lo de Indivisibilidade de Samsara e Nirvana (ta wa khor de yer me), Mahamudra ou Dzogchen; eles são de uma única essência (ngo wo chig). Se não fossem da mesma essência, teríamos de falar da realização Sakyapa, da realização Kagyüpa e assim por diante. Então, se recebêssemos uma iniciação Sakya, não obteríamos o resultado Kagyü. E realmente não é assim.


S.E. 25º Chogye Trichen Rinpoche (1920-2007)


Texto completo para download

Protegido_Visão A Essência Única
.pdf
Download PDF • 624KB

43 visualizações1 comentário
  • Blog - sakyabrasil

Ensinamentos da Tradição Sakya

Texto extraído da revista Melody of Dharma n. 4, 2010


Melody of Dharma: Sua Eminência, qual seria seu conselho aos iniciantes para serem bem sucedidos em suas práticas?

Jetsun Kushok: Eu gostaria, primeiramente, de orientá-los a fazer o possível para

abandonarem os pensamentos e comportamentos não virtuosos. A partir daí suas práticas vão lentamente fortalecer. Às vezes, os iniciantes vão encontrar obstáculos, então, eles devem rezar para o seu guru raiz e para a linhagem de Mestres Sakyapas, para que suas bênçãos façam com que esses obstáculos possam ser removidos. Alguns praticantes invocam a ajuda de deidades iradas, tais como Mahakala, para repelir os obstáculos, mas esse tipo de prática é para praticantes avançados e não para iniciantes. Iniciantes devem concentrar em constantemente estarem certos de que sua motivação é correta e orar fervorosamente ao seu guru raiz. Essa é a melhor prática. Em seguida, eles devem fazer um grande esforço para prestar atenção às suas mentes. No início, seus pensamentos serão muito dispersos, mas, lentamente, pela melhora em domar suas mentes, eles vão desenvolver a estabilidade e fazer progresso no caminho.


S.E. Jetsun Kushok Chimey Luding


Texto completo para download

Protegido_Uma entrevista com S E Jetsun
.
Download • 731KB

16 visualizações1 comentário
  • Blog - sakyabrasil

Ensinamentos da Tradição Sakya


O sofrimento ou insatisfação é a base e a realidade inquestionável da vida. O sofrimento atormenta a todos os seres vivos, sem exceção, por mais que eles tentem escapar disso e alcançar a felicidade. Um indivíduo inteligente e compreensivo não pode evitar de se angustiar com esse sofrimento que tudo permeia, pois ele sabe que os outros seres sencientes são iguais a ele, em sua busca pela felicidade. O sofrimento, portanto, também pode se tornar uma oportunidade para o exercício da compaixão — o desejo sincero de libertar todos os seres de seus tormentos. Um budista Mahayana não se prende somente em desenvolver uma atitude compassiva. Ele ou ela também chegam à conclusão de que somente um Buda perfeitamente desperto pode, realmente, libertar os outros de sua aflição. Então, o budista decide que, para poder beneficiar e libertar todos os seres sencientes, terá que alcançar a realização do estado búdico.


S.E. Khenchen Appey Rinpoche (1926-2010)


Texto completo para download

Protegido_Um Resumo das Qualidades do Es
.
Download • 1.34MB

41 visualizações0 comentário