The Complete Path 

do Sutra ao Tantra

Programação 2019 / TCP - Brasil

No Brasil, os cursos das duas primeiras etapas serão ministrados pelo Khenpo Dr Ngawang Jorden, Ph.D. – Diretor do International Buddhist Academy, no período de 3 a 19 de maio de 2019:

 

O Curso será Ministrado em formato de imersão no Mosteiro Sakya Brasil, em Cabreúva, SP.

 

A programação entre os dias 03 e 19/mai será da seguinte forma:

# De Seg a Sexta:
8h às 12h: Aula
14 às 18h: Livre para estudos, trabalho, assuntos particulares e saídas do Mosteiro
19h às 21h: Meditação (necessária para conclusão do curso)

# Sáb e Dom:
8h às 12h: Aula
14 às 18h: Aula
19h às 21h: Meditação (necessária para conclusão do curso)

Curso 1: O Legado do Sábio

 

Este curso se baseia no livro de Khenchen Appey Rinpoche, com base nos ensinamentos de Sakya Pandita. O curso irá descrever as etapas do caminho do bodhisattva, desde o início até a obtenção da iluminação, desenvolvendo os temas-chave do caminho espiritual como, a natureza búdica, a essência da mente, a perfeição do amor, generosidade, ética, paciência, entusiasmo, meditação e sabedoria.

 

É uma apresentação completa do caminho espiritual baseado no último texto escrito no século 13, pelo grande sábio da Tradição Sakya, Kunga Gyaltsen Pal Zangpo (1182-1251) conhecido como Sakya Pandita. Este texto, muito apreciado dentro da tradição Sakya, explica de forma clara e precisa o caminho espiritual, de acordo com o budismo Mahayana.

 

O material em PDF estará disponível aos participantes em português.

Para os participantes de língua espanhola, será disponibilizado o Livro já publicado nesta língua.

Curso 2: As Três Visões

Este curso abordará as técnicas de meditação do Budismo Majayana, com base no principal manual de meditação da tradição Sakya: “As Três Visões”, de Ngorchen Khönchog Lhundrup.

Os conteúdos teóricos e práticos das meditações fundamentais serão explicados, da calma mental à sabedoria, através da geração de amor, compaixão e bodhicitta.

O manual de meditação no qual este curso se baseia, explica os três níveis de percepção espiritual descritos pelo grande mestre indiano Virupa. A primeira, a visão impura, corresponde à realidade de uma pessoa comum presa no sofrimento e na insatisfação da vida. A segunda, a visão da experiência, é a visão dos iogues, daqueles que estão se desenvolvendo ao longo do caminho através dos métodos que levam à liberação do sofrimento. A terceira, a visão pura, é uma descrição alegórica do estado de perfeição do ser, o estado de Buda completo.

Este clássico manual de meditação do século XVI inclui e descreve todas as meditações essenciais guiadas: das contemplações preliminares à geração de amor, compaixão e bodhicitta. Também ensina as fases progressivas do cultivo mental tranqüilo (shamatha) e como desenvolver adequadamente práticas de sabedoria (vipashyana), preparando os participantes para acessarem as práticas do caminho profundo do mantra.

 

Para o português será disponibilizado um material em PDF baseado no livro.

O livro “As Três Visões” estará disponível para os participantes em espanhol.

Para a conclusão destas duas etapas do TCP Brasil/2019 também é necessária a participação posterior:

  • um retiro de 10 dias, que poderá ser Realizado no Mosteiro Sakya

  • participação nos grupos de estudo e a execução das práticas e exercícios recomendados.