top of page

Ven. Lama Rinchen

Presidente e Diretor Espiritual do Mosteiro

Lama Rinchen Khyenrab Thupten Nyma (Carlos Henrique Amaral de Souza), é graduado em Engenharia Agronômica, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no Brasil; cursou Pós-graduado em Biotecnologia e Agronegócios na Universidade de Cornell, em Ithaca, NY/EUA. Obteve título de Mestre em Psicologia, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); é Instrutor Certificado no Programa CBCT — Cognitively Based Compassion Training — oferecido pelo Center for Contemplative Science and Compassion-Based Ethics, da Emory University, em Atlanta/EUA. Tem atuado como Instrutor de Meditação em diferentes cidades brasileiras, bem como ministrado ensinamentos como Professor da disciplina optativa "Regulação Emocional para Profissionais de Saúde: sustentando a motivação para cuidar", oferecida pela Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein - São Paulo/Brasil.

Estudioso e praticante budista há 31 anos, optou por se tornar monge após um longo período exercendo atividades profissionais na área da agronomia, e em 2003 foi consagrado Bhikshu (plenamente ordenado) por seu Guru Raiz, Sua Eminência 25º Chogye Trichen Rinpoche, em Kathmandu/Nepal, ao concluir sua formação monástica.

A pedido de Sua Eminência fundou o Centro Budista Tibetano Thupten Dekyid Öedbar Ling (Mosteiro Sakya), em Cabreúva/SP, em 2004, e desde então tornou-se o Lama (professor) residente do Mosteiro e representante da Linhagem Sakya na América do Sul.

Full Name 06
bottom of page