top of page
IMG_E9513.JPG

COMO COMEÇAR

Aqui você encontrará os primeiros passos para sua jornada no budismo.

Seja bem-Vindo(a).

Âncora 1

QUAL BUDISMO PRATICAMOS

Dos três ramos existentes do budismo (Theravada, Mahayana e Vajrayana), o qual praticamos no Mosteiro Sakya Tsarpa é o budismo tibetano Vajrayana. 

qual ESCOLA fazemos parte

Dentro do budismo tibetano Vajrayana existem quatro escolas; a Nyingma, Kagyu, Sakya e Gelug.
Nossa Linhagem esta ligada à escola Sakya.

O que é um Lama E o que o diferencia de um monge budista.

Lama: no budismo vajrayana é o nome concebido à alguém para atuar como professor do Dharma. Ele se dedica a dar ensinamentos e a guiar os alunos com o objetivo de que eles alcancem a iluminação, e também o de dedicar a sua prática para o benefício de todos os seres. Sendo um monge ou não.

Monge: É alguém com qual se dedica sua vida à vida monástica, ou seja, suas atividades se integram à comunidade, de modo a servi-la, comprometem-se a uma vida de simplicidade, de desapego das atividades mundanas e contemplação à prática espiritual.

Por onde começar.

No budismo tibetano vajrayana, o primeiro passo é começar a ouvir os ensinamentos. É por meio da transmissão oral entre mestre e aluno que essa sabedoria é transmitida. Essa forma de transmissão ocorre desde o início com Buda Shakyamuni, fundador do budismo, e dele até os dias de hoje seguimos com a linhagem, da qual não deixa ser interrompida.

ONDE e quando acontecem OS ENSINAMENTOS.

No Mosteiro Sakya Tsarpa - Brasil, localizado em Cabreúva. Ministrado pelo Ven. Lama Rinchen Khyenrab, de forma presencial todas as Terças-Feiras das 19:30hr às 21:00hr. E para quem não consegue vir ou esta longe do mosteiro, as transmissões ocorrem de forma on-line via zoom e inscrições na plataforma Sympla (gratuitamente).

O calendário você encontra em nossa página inicial.

ONDE ENCONTRO MATERIAL PARA ESTUDO DE MINHA PRÁTICA

Em nosso Canal no youtube (basta clicar aqui ou você encontra em nossa página inicial) e podcast, com qual você tem acesso às palestras já realizadas nas Terças-feiras. Para leitura, você pode acessar nossa biblioteca com livretos gratuitos para download.

O QUE é um PUJA/LITURGIA.

São cerimônias para reforçar nossa aspiração no Buda, no Dharma e na Sangha, bem como lembrar-se frequentemente dos princípios ensinados pelo Buda.

PROXIMOS PASSOS.

Acesse nossa biblioteca, e após cada estudo dos livretos e das palestras, você pode agendar horáros com Lama Rinchen Khyenrab para assim ele esclarecer suas dúvidas e prestar suporte à sua trajetória no caminho do Dharma. 

bottom of page