
Khon Konchok Gyalpo
1034 -1102
Khon Konchok Gyalpo nasceu em Yarlung Khardab em 1034, embora algumas fontes indiquem o ano de nascimento como 1024 (o ano do rato-do-bosque em vez do ano do cão-do-bosque).
Era membro da família Khon, descendente de Khon Lui Wangpo, um dos primeiros sete homens ordenados por Shantarakshita, que introduziu a ordenação monástica no Tibet no século VIII. Seu pai era Shākya Lodro, e seu irmão mais velho, Khon Sherab Tsultrim, um praticante leigo celibatário, discípulo do monge Zhuton Tsondru da escola Vinaya Oriental.
Os dois irmãos eram herdeiros da tradição Nyingma, que significa “escola antiga”. Porém, consideraram que esses ensinamentos estavam declinando, devido ao fato de muitos dos preceitos não serem mais adotados, principalmente a exigência tântrica de sigilo. O evento que provavelmente precipitou o rompimento dos dois irmãos com o antigo sistema foi a apresentação pública de danças rituais sagradas para um grande público em um mercado a céu aberto, com corridas de cavalos e comércio acontecendo ao redor.
Considerando estes ensinamentos irremediavelmente corrompidos, e embora decididos a não mais praticá-los, de forma respeitosa eles reuniram todos os textos e instrumentos rituais e os selaram em uma estupa. Segundo a história Sakya, as divindades protetoras lhes disseram que o sistema Vajrakumara do Vajrakīlaya e certos ciclos Yangdak Heruka deveriam ser isentos dessa purificação. Esses ciclos, portanto, permaneceram parte dos ritos Khon e continuam a fazer parte dos ensinamentos Sakya.
Konchok Gyelpo começou a buscar ensinamentos do Vajrayana, que recentemente tinha chegado ao Tibet. Foi estudar Hevajra com um tradutor chamado Khyin Lotsāwa. Quando esse mestre faleceu, foi até Drokmi Śākya Yeshe (992-1072), que era a fonte dos ensinamentos do Lamdre no Tibet. Foi dele que Konchok Gyelpo recebeu o tantra Hevajra e outros textos da tradição Lamdre.
Konchok Gyelpo recebeu ainda o Chakrasaṃvara de Mel Lotsāwa Lodro Drakpa, o Guhyasamāja de Go Lotsāwa Khukpa Lhetse e os tantras de Tilaka de Paṇḍita Prajñāgupta.
Com base nos novos ritos, Konchok Gyelpo realizou um segundo funeral para seu pai e irmão, que haviam falecido anteriormente, e construiu uma estupa em sua memória em Zhangyul Jagshong. Em seguida, estabeleceu um pequeno centro de prática em Yarlung, em Drawolung, onde residiu por vários anos. O centro, contudo, não prosperou e ele o abandonou.
Ao passar pelo vale, conhecido como Sakya, próximo a Shigatse no Tibet, ele ficou impressionado com suas características que incluíam uma montanha de terra cinza clara (sakya em tibetano) e boas fontes de água.
Séculos antes, este mesmo local havia sido considerado auspicioso e abençoado por Guru Padmasambava e Atisha.
Konchok Gyelpo obteve permissão dos senhores locais para construir um templo, que concluiu em 1073, nomeando-o Gorum Zimchi Karpo. Este evento é considerado a fundação do Mosteiro de Sakya, no qual o pequeno templo acabou se transformando, juntamente com o início da Ordem Sakya, da qual Konchok Gyelpo é considerado o primeiro Sakya Trizin, o detentor do trono de Sakya, cargo que ocupou de 1073 a 1102, ano de sua morte.
Konchok Gyelpo foi mestre de Seton Kunrik (1029-1116), que também havia sido discípulo de Drokmi.
De seu casamento com Machik Zhangmo, nasceu Sachen Kunga Nyingpo (1092-1158), um dos grandes mestres do período dos Fundadores da Escola Sakya durante o século XII.
oo0oo
Fontes: https://treasuryoflives.org/
42˚ Sakya Trizin, The Fundamental Practices: A Modern Ngondro Guide . Wisdom Publications.
* Traduzido para o português pelo Grupo Wisdom Light
.png)


