top of page
I am a title 03

S.E. Avikrita Vajra Rinpoche

Avikrita Vajra Rinpoche nasceu em Seattle, Washington, em 1993, no Phuntsok Phodrang, um dos dois ramos da linhagem Khon, uma família tibetana cuja ascendência pode ser rastreada até as primeiras origens do budismo no Tibete há mais de mil anos. A pátria ancestral da família Khon é a cidade de Sakya no Tibete, e o nome da cidade deu origem à tradição do budismo tibetano - a tradição Sakya - cuja história está profundamente ligada à linhagem Khon. Todas as gerações da linhagem Khon da escola Sakya produziram estudiosos, praticantes e professores budistas exemplares, que foram altamente respeitados em todo o Tibete e na Ásia central por seus estudos e realização espiritual.

Avikrita Vajra Rinpoche é uma líderança da nova geração de estudiosos, praticantes e professores Sakya. Ele se mudou dos EUA para Dehradun, no norte da Índia, com a tenra idade de quatro anos, para realizar a tradicional educação budista, abrangente e rigorosa, necessária para seguir os passos de seus antepassados ​​e se tornar um professor em sua tradição, estudando sob a orientação dos mestres mais reverenciados de sua linhagem, incluindo S.S. o 41º Sakya Gongma Trichen Rinpoche, seu falecido avô S.S. Jigdal Dagchen Dorje Chang, S.E. Luding Khenchen Rinpoche e outros grandes lamas.

 

Depois de dominar os rituais da linhagem Sakya, concluir extensos retiros de meditação e presidir como Mestre Vajra, a grande cerimônia anual de Vajrakila em Darjeeling, Rinpoche se matriculou no Instituto Dzongsar, na Índia, em 2010, onde construiu com sucesso seu extenso aprendizado do budismo com um programa de estudo e dialética para obter proficiência nos tratados clássicos da tradição filosófica Sakya e, desde 2016, ministra aulas de filosofia neste local.

Começou a ensinar os profundos ensinamentos do Dharma do Buda com calor, clareza e discernimento inimitáveis ​​em 2012, tanto para os tibetanos quanto para os ocidentais, e logo depois para os budistas chineses no Extremo Oriente.

Atualmente, Rinpoche passa a maior parte do ano no Instituto Dzongsar, onde continua estudando, ensinando e passando por retiros. Quando não está em Dzongsar, ele viaja extensivamente para os EUA, Reino Unido, Europa, Nepal, Taiwan, Hong Kong e muitos outros lugares para compartilhar o Dharma.

Rinpoche também incentiva as pessoas a se levantarem de suas almofadas de meditação de tempos em tempos e colocar o Dharma em ação, para ajudar outras pessoas, através da The Marici Fellowship, que ele fundou em 2018 para coordenar projetos de bem-estar comunitário.

Ele também estabeleceu a Fundação Bhadracarya no Nepal, para manter atividades budistas anuais em Lumbini, o berço do Buda. É o Lama que dirige o Mosteiro Sakya do Budismo Tibetano em Seattle, bem como a Sociedade do Patrimônio Sakya em Nova Délhi.

Rinpoche também é autor dos livros “Wake Up to What Matters” e “The Way of Invincible Love”

oo0oo

Fonte: http://www.avikrita.org/ 

* Traduzido para o português pelo Grupo Wisdom Light

bottom of page