top of page
I am a title 03

S.E. Gongkar Dorje Dhenpa Rimpoche

Sua Eminência Gongkar Dorje Dhenpa nasceu em 1978, em uma pequena aldeia perto da fronteira com o Tibete, a três mil e seiscentos 3.600 metros de altitude, na província de Arunachal Pradesh, na Índia. Seus primeiros anos foram passados na escola, brincando com seus três irmãos e muitos amigos, e ajudando sua mãe com seu trabalho como um trabalhador. Quando ele tinha onze 11 anos, ele foi oficialmente reconhecido por Sua Santidade o 14º Dalai Lama e por Sua Santidade o Sakya Trizin, como a reencarnação de Dorje Dhenpa Kunga Namgyal, detentor da linhagem Sakya Dzongpa. Isso não surpreendeu o jovem Rinpoche, porque ele sempre soube que seria um monge. Seu professor, Lama Jampal Choesang, esteve ansiosamente pedindo a S.S. Dalai Lama para localizar e identificar a reencarnação de seu predecessor Rinpoche, Dorje Dhenpa Jampal Lungthok. Lama Jampal e todos da sangha de Gongkar Choede esperaram 27 anos até que finalmente Sua Santidade fez o anúncio de como encontrar a reencarnação do detentor de linhagem.

 

Os preparativos foram feitos e ele foi enviado para o Sakya College, em 1989. Primeiramente, ele foi educado em rituais básicos da escola Sakya e depois ele se juntou a à turma em 1990. Uma permissão especial teve de ser obtida, já que ele foi o mais jovem aluno a ser admitido na instituição.

 

Depois que ele foi de ser oficialmente reconhecido por Suas Santidades, em 1989, ele se tornou um monge. Ele recebeu seus votos preliminares de S.S. Dalai Lama e, posteriormente, votos de monge noviço de S.E. Luding Khenchen Rinpoche. Mais tarde, ele recebeu a ordenação completa de bhikshu de S.E. Chogye Trichen Dorje Chang.

 

Rinpoche estudou filosofia budista durante nove anos sob tutela de Khempo Migmar Tsering e ganhou tanto o grau de shastri (equivalente ao bacharelado) e quanto de acharya (equivalente ao mestrado). Ele se formou na faculdade em 1999.

Em 1994, um lote de terra foi gentilmente cedido para Rinpoche. Nos nove anos seguintes, Rinpoche e seus monges ajudaram a construir o atual Mosteiro Gongkar Choede, o que foi possível graças ao apoio de doadores. S.S. Dalai Lama presidiu a consagração inaugural do Mosteiro em março de 2003. Na ocasião, Rinpoche tinha acabado de completar 26 anos de idade.

 

Rinpoche recebeu inúmeras iniciações e ensinamentos de S.S. Sakya Trizin, bem como de S.E. Chogye Trichen Dorje Chang e S.E. Luding Khenchen Rinpoche. Nos anos seguintes à graduação no Sakya College, ele cumpriu muitos retiros e aprendeu todas as práticas rituais, que estão no cerne do modo de vida monástico. Ele assumiu pessoalmente a responsabilidade completa do pelo mMosteiro de Gongkar Choede, sendo em que estão, atualmente, há sessenta e um 61 monges sob os seus cuidados. Ele é também o chefe espiritual do mosteiro no Tibete, com sessenta 60 monges atuando lá.

 

Mais recentemente, Rinpoche começou a construir um templo próximo ao mosteiro principal chamado Gongkar Tsedrub Lhakhang. A terra foi gentilmente oferecida pela comunidade local tibetana em Lakhanwala. Este Esse templo tem por objetivo ser um centro de prática tântrica para seus monges seniores qualificados, e também ser um local para a prática onde os dos rituais que os monges Dzongpa têm cumprido desde a época do Grande Quinto 5º Dalai Lama serão realizados, particularmente Kalachakra, Tara Branca e Brahmanrupa Mahakala, dedicados à longa vida de S.S. Dalai Lama e do ao bem-estar e felicidade de todos os seres sencientes.

oo0oo

bottom of page