
S.S. 42º Sakya Trizin
Sua Santidade o 42º Kyabgon Gongma Trizin, Ratna Vajra Rinpoche
Sua Santidade o 42º Kyabgon Gongma Trizin, Ratna Vajra Rinpoche, é o filho mais velho de Sua Santidade Sakya Trichen (o 41º Sakya Trizin). Ele é considerado um dos mestres de linhagem mais qualificados do budismo tibetano. Reconhecido por sua erudição e pela clareza de seus ensinamentos, Sua Santidade, o 42º Sakya Trizin, a prestigiada família Khön, cujas gerações sucessivas forneceram uma linhagem ininterrupta de mestres notáveis.
Em 9 de março de 2017, Sua Santidade aceitou o manto de liderança de seu estimado pai e guru-raiz, em sua nova capacidade como o 42º Sakya Trizin ou detentor do trono da linhagem. Ao fazê-lo, ele continuará guiando e inspirando estudantes de Dharma de todo o mundo com sua sabedoria, qualidades genuínas de simplicidade não afetada, humildade e honestidade completa, apresentando os ensinamentos do Buda da maneira mais autêntica, mantendo a mais pura das tradições budistas.
Veja também: http://sakyamonlamnorthamerica.org/42nd-sakya-trizin/
E sua página no facebook: https://www.facebook.com/SakyaTrizin42/
Uma Breve Biografia
Nascido em 19 de novembro de 1974, em Dehradun, Índia, Sua Santidade, o 42º Kyabgon Gongma Trizin foi, desde o nascimento, o receptor de inúmeras bênçãos, empoderamentos e ensinamentos de seu pai, Sua Santidade Kyabgon Sakya Gongma Trichen, bem como muitos outros mestres eruditos e realizados.
A Educação formal de Sua Santidade o 42ª Kyabgon Gongma Trizin começou quando ele tinha seis anos de idade, sob a tutoria do venerável Rinchen Sangpo, com o estudo da leitura, escrita, gramática, memorização e recitação de orações e rituais básicos. Em 1987, quando Sua Santidade tinha doze anos, ele passou em seu primeiro grande exame no Centro Sakya em Rajpur, Dehradun. Dois anos depois, ele completou seus estudos básicos dos principais rituais e escrituras da tradição.
Em 1990, Sua Santidade juntou-se ao Colégio Sakya, onde estudou principalmente filosofia budista com o falecido Khenpo Migmar Tsering. Em 1998, após anos de treinamento rigoroso, Sua Santidade concluiu seus estudos lá e recebeu o diploma kachupa, "mestre de dez escrituras". Além de seus estudos filosóficos, Sua Santidade recebeu muitos ensinamentos exotéricos e esotéricos, empoderamentos, bênçãos, iniciações, transmissões orais, explicações e instruções essenciais, principalmente de Sua Santidade Kyabgon Gongma Trichen, e também de muitos outros importantes mestres da linhagem, incluindo Sua Santidade o 14º Dalai Lama, Sua Eminência Chogye Trichen Rinpoche, Sua Eminência Luding Khenchen Rinpoche, e Khenchen Appey Rinpoche.
Desde os doze anos de idade, Sua Santidade completou numerosos retiros de meditação, incluindo o rigoroso e completo retiro de Hevajra, um dos pré-requisitos para conceder os empoderamentos Lamdre.
Entre todos os seus preciosos professores, Sua Santidade Kyabgon Gongma Trichen sempre foi, e continua a ser, seu principal guru raiz e fonte de orientação e inspiração.
Em 2002, após uma longa busca por uma esposa, Sua Eminência Dagmo Kalden Dunkyi foi escolhida, na antiga tradição Sakya da adivinhação sagrada, para ser a consorte espiritual de Sua Santidade o 42º Kyabgon Gongma Trizin. Eles têm três filhos juntos, que também estão sendo criados de acordo com as antigas tradições da cultura budista.
Com sabedoria e compaixão, Sua Santidade continua a transmitir regularmente numerosos empoderamentos e ensinamentos em renomados institutos budistas, como o Instituto Sakya, o Instituto Dzongsar, o Sakya College, o Tantric College, a International Buddhist Academy e inúmeras outras escolas, centros e mosteiros em todo o mundo.
Fonte: http://sakyamonlamnorthamerica.org/42nd-sakya-trizin/
Sobre Minha Vida (uma autobiografia antiga)
Minha família é conhecida como a família Khön. A linhagem da família Khön pode ser rastreada por milhares de anos. Os ancestrais da família eram seres celestiais que desceram diretamente dos reinos celestiais. Após algumas gerações, um dos membros da família Khön conhecido como Yapang Kye subjugou os Rakshas e, posteriormente, a família recebeu o nome de 'Khön'.
Várias gerações depois, em 1073, um membro da família Khön, um renomado mestre chamado Khön Könchok Gyalpo, estabeleceu a gloriosa Escola Sakya, uma das quatro escolas do budismo tibetano. Desde então, sucessivas gerações da família Khön continuaram em uma linhagem ininterrupta. Muitos mestres famosos e grandes apareceram nesta ilustre linhagem Khön, incluindo os cinco grandes fundadores da Ordem Sakyapa: o Grande Sachen Kunga Nyingpo (1092-1158), Loppon Rinpoche Sonam Tsemo (1142-1182), Jetsun Rinpoche Dragpa Gyaltsen, (1147-1216), Chöje Sakya Pandita (1182-1251) e Drogön Chögyal Phagpa (1235-1280). Estas foram todas emanações de Arya Manjushri (a manifestação de toda a sabedoria dos Budas), Avalokiteshvara (a manifestação de toda a compaixão dos Budas) e Vajrapani (a manifestação de todo o poder dos Budas).
O rei mongol, o rei Godan Khan, neto de Gingis Khan, convidou Choje Sakya Pandita e Drongon Chogyal Phagpa para a China, onde ficaram por algum tempo. Isso estabeleceu uma relação dhármica entre a Escola Sakya e o povo chinês e mongol. Drogon Chögyal Phagpa inventou a escrita mongol. A pedido de um dos reis mongóis, Chögyal Phagpa tornou-se o rei do Tibete.
Assim, desde o início da Escola Sakya até o presente, os membros da família Khön desempenharam um papel muito importante, particularmente dentro da própria Escola Sakya, mas também dentro do budismo tibetano em geral. Eles preservaram e propagaram os preciosos e profundos ensinamentos do Senhor Buda de muitas maneiras. Eles compuseram numerosos textos, que explicam com precisão os ensinamentos sagrados e secretos do Senhor Shakyamuni Buda. Através da composição de tratados e da participação no debate, eles têm sido principalmente no estabelecimento de uma base lógica para a crença nos ensinamentos do Senhor Buda.
A gloriosa Ordem Sakya floresceu através de uma linhagem ininterrupta de estudiosos e Mahasiddhas. A fama da gloriosa Ordem Sakya se espalhou por muitos lugares. Muitas histórias e textos antigos de grandes estudiosos de todas as escolas descrevem sem exageros ou viés sectário como seus esforços e atividades sagradas espalham a luz dos preciosos ensinamentos de Buda. Meu Nobre Pai, Vajradhara Ngawang Kunga Theckchen Palbar Trinley Samphel Wangi Gyalpo, o chefe supremo da Escola Sakya (Sua Santidade, o 41º Sakya Trizin) nasceu como herdeiro aparente de Vajradhara Ngawang Kunga Rinchen no Dolma Phodrang (palácio) para defender e continuar a linhagem preciosa para o bem-estar dos seres sencientes.
Em 1974, para manter a linhagem ininterrupta da família Khön, Sua Santidade Sakya Trizin consentiu com o pedido de muitos Lamas e de sua própria tia, e aceitou Tashi Lhakee como seu Dagmo (Consorte). Ela era filha de um ministro do Rei de Dege em Kham, uma província oriental do Tibete. A chegada de Dagmo Tashi Lhakee ao Dolma Phodrang foi acompanhada por numerosos sinais auspiciosos. Em 19 de novembro de 1974, o quinto do décimo mês lunar, às 9:10 da manhã, o horário indiano Dagmo Kusho Tashi Lhakee me deu à luz no Hospital Kalhan em Dehra Dun, Índia. Devido à bondade de Mama Lak (mãe) pude alcançar essa preciosa vida humana e também tive a chance de conhecer muitos professores santos e receber muitos ensinamentos preciosos e profundos. Ela também é muito gentil comigo de muitas outras maneiras.
Logo depois que eu nasci, meu Nobre Pai me visitou. Ele realizou cerimônias tradicionais e me deu muitas pílulas de bênção. Ele também desenhou a letra tibetana DHI (a sílaba de Manjushri) na minha língua com pílulas de sabedoria e água de açafrão, a fim de aumentar meu conhecimento e sabedoria. Em 23 de novembro fui trazido à Dolma Phodrang pela primeira vez. Nobre Pai realizou rituais e iniciações em mim, e também me deu meu nome Ratna Vajra.
Em 23 de dezembro, quando visitei pela primeira vez o Sakya Center em Rajpur, recebi uma tradicional recepção dos monges reunidos e leigos. Depois disso, acompanhei meu Nobre Pai, Mama Lak e comitiva a Lumbini, o palácio de nascimento do Lorde Tungamuni Buda. Lá, depois que meu Nobre Pai teve uma discussão com Kyabje Chogye Trichen Rinpoche, eles decidiram me dar o nome formal de Ngawang Kunga Lodroe Wangchuk Rinchen Jigmed Trinley, que é uma combinação dos nomes dos gurus raiz do Pai Nobre e os Gurus do Dolma Phodrang. Baseado nisso, Kyabje Chogey Trichen Rinpoche escreveu uma oração de longa duração para mim.
Em seguida, visitamos Boudha no Nepal. No dia 29 do segundo mês lunar, aniversário de Jamgon Loter Wangpo, tive uma cerimônia tradicional de entronização no Mosteiro de S. Emª. Tharig Rinpoche. Eu tinha uns cinco meses. Naquele tempo, minha longa oração de vida foi entoada pela primeira vez. Enquanto entoavam a longa oração de vida, uma das pessoas me ofereceu uma biografia de Vajradhara Ngorchen Kunga Sangpo escrita em ouro. Tive a sorte de receber esta biografia nesta ocasião sagrada sem ter sido combinado com antecedência.
Em 5 de junho de 1975, meu Nobre Pai me deu votos de refúgio diante da preciosa imagem do Senhor Buda. Em 1976, visitei Darjeeling, Ladhak e South India com meu Nobre Pai e Mamãe Lak. Em 1977, visitei países estrangeiros pela primeira vez com meu Nobre Pai e Mamãe Lak, viajando para o Sudeste Asiático, Europa e América do Norte por mais de 16 meses. Quando eu estava nesses países comecei a falar a língua inglesa, mas não conseguia ler palavras em inglês, naquela época.
Desde então, acompanhei meu Nobre Pai em muitos lugares dentro da Índia e no exterior, como Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Cingapura, Espanha, Estados Unidos da América, Escócia, França, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Malásia, Mônaco, Nepal, Nova Zelândia e Suíça.
Em 5 de julho de 1979, o décimo dia do quinto mês lunar, no aniversário do nascimento do Guru Padmasambhava, meu irmão mais novo Dungsay Gyana Vajra Rinpoche nasceu com sinais auspiciosos.
Na manhã do dia 3 de outubro, após uma cerimônia tradicional para marcar o início da minha educação formal, o Nobre Pai me deu a transmissão de leitura da homenagem a Manjushri e me ensinou o alfabeto tibetano etc por vários meses. Em 1980, meu tutor Gelong Rinchen Sangpo chegou de Kalimpong. Ele me ensinou a ler, escrever, história e gramática por muitos anos. Ele foi muito gentil comigo e se esforçou muito para me ajudar a adquirir conhecimento.
No 14º dia do 11º mês lunar, o dia auspicioso do aniversário de Jamgon Sakya Pandita (20 de dezembro de 1980), comecei a receber o ciclo dos preciosos ensinamentos incomuns de Lam Dre do meu Nobre Pai pela primeira vez juntos com muitos importantes lamas, Tulkus, Abades, mais de 700 monges e freiras e cerca de 500 seguidores leigos, incluindo muitos do exterior, no mosteiro Sakya Thubten Namgyal Ling em Puruwala, Índia.
Em 10 de outubro de 1981, fiz meu primeiro exame oral na presença do meu Nobre Pai, meu tutor e membros proeminentes do Centro Sakya em Memória da Joia Tripla, Sutra Três Montes, Sutra da Confissão e as orações estendidas do Guru da Linhagem etc. Desde então, fiz vários exames orais, incluindo o exame oral no qual tive que liderar um ritual especial no Centro Sakya. Em 1986 fiz meu primeiro retiro junto com Mama Lak. Em 14 de janeiro de 1987, comecei a aprender as melodias de rituais pelo meu Nobre Pai.
Em 1990, entrei para o Sakya College e estudei filosofia budista principalmente sob o venerável Khenpo Ngawang Lekshey Kunga Rinpoche (falecido Khenpo Migmar Tsering) por muitos anos. Recebi o Diploma Kachupa, que equivale a uma graduação BA. Recebi muitos ensinamentos exotéricos e esotéricos, como empoderamentos, bênçãos, iniciações, transmissões orais, explicações e instruções do meu Nobre Pai. Não posso expressar em palavras a bondade e a orientação que ele me mostrou. É inexprimível e inimaginável. Ele é meu guru-raiz, meu Buda, minha Deidade, meu Dharma e minha Sangha. Também recebi muitos ensinamentos sagrados e secretos de muitos Vajradharas, como Sua Santidade o 14º Dalai Lama, Kyabje Chogey Trichen Rinpoche, Kyabje Luding Khenchen Rinpoche, Kyabje Dungsay Gyana Vajra Rinpoche, Kyabje Luding Khen Rinpoche e Kyabje Deshung Rinpoche. O grande Jamgon Lama Sakya Pandita disse que aquele de quem se recebeu os ensinamentos mahayana incomuns é o verdadeiro Buda. Então esses grandes mestres são muito santos para mim.
Dos grandes estudiosos e khenpos mais veneráveis da escola Sakya, como Appey Khen Rinpoche, Khenpo Kunga Wangchuk Rinpoche, Khenpo Ngawang Lekshey Kunga Rinpoche e Khenpo Lungrik Senge Rinpoche, recebi ensinamentos sobre temas importantes da filosofia budista como Abhidharma, Prajnaparamita, Pramana, Madhyamaka e o Trisamvaraprakarana, (o famoso texto do Grande Sakya Pandita conhecido como Diferenciação de Três Votos). Sinto-me extremamente grato a esses Mestres que, com bondade inexprimível, me concederam muitos ensinamentos preciosos e profundos, mais reverenciados e raros de obter do que uma joia que realiza desejos. Aprendi as melodias de rituais e instrumentos rituais de percussão de Ven. Nyima Woser e aprendi a língua inglesa com mais de dez professores, cada um dos quais me ensinou por um curto período de tempo.
Então eu obtive a preciosa vida humana e também conheci e recebi ensinamentos de muitos grandes gurus semelhantes ao oceano do Senhor Buda. No entanto, devido à minha própria falta de interesse e esforço, não sou muito bem educado nem sou, na realidade, um bom praticante do Dharma.
Esta autobiografia é baseada na melhor parte da minha história de vida. Escrevi isso em outubro de 2001 e foi editado pelo Sr. Tsering Migyur. Esta foi revisada em junho de 2002 em conjunto com Dolma Lhamo. fonte: palsakya.org
oo0oo
.png)


