
S.S. Trinly Sakyapa
S.S. Trinly Sakyapa (1934 - 1997)
Sua Santidade Trinly Sakyapa nasceu no Palácio Phuntsok de Sakya no terceiro mês do ano do cachorro de madeira. Seu pai era Trichen Ngawang Thutop Wangchuk, detentor do trono de Sakya, e sua mãe era Gyalyum Dechen Dolma. Rinpoche tinha um irmão mais velho, S.S. Jigdal Dagchen Sakya, e cinco irmãs: Thubten Wangmo e Kalzang Choden, que já faleceram; Tsegen Wangmo, Chime Wangmo e Konchog Yangki, que residem em Seattle.
No nascimento anterior de Rinpoche, ele era o monge Jamyang Thubten Zangpo, o irmão mais novo de Sakya Trichen Dragshul Trinly Rinchen, que era o avô do atual Sakya Trichen (o 41º Sakya Trizin). Sua residência era a mansão Nagtse Labrang, um ramo do Dolma Podrang. Naquela vida, Trinly Rinpoche fez os votos de noviço e monge pleno do 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso, e por causa de seu compromisso monástico ele trouxe para esta vida a tendência de se tornar um monge novamente.
Rinpoche recebeu os votos de monge noviço do Grande Abade de Ngor, Shenphen Nyingpo e os votos de monge completos de Ling Rinpoche, Tutor Sênior de SS Dalai Lama XIV. Rinpoche esperava receber seus votos do Dalai Lama, mas quando Rinpoche teve idade suficiente para receber seus votos completos de monge, o Dalai Lama ainda não havia recebido os seus, sendo um ano mais jovem. Então, ele recomendou seu tutor Ling Rinpoche para Trinly Rinpoche.
A educação de Trinly Rinpoche foi a tradicional para membros da linhagem Khon - ela começou com a transmissão de um empoderamento Manjushri de seu pai, enfatizando a estreita conexão entre Manjushri e os hierarcas Sakya. Então, após ser ensinado a ler e escrever, Trinly Rinpoche memorizou o Hevajra Tantra. Quando ele o recitou para a satisfação de seu pai e dos oficiais do Mosteiro do Norte em Sakya, ele foi presenteado com o texto escrito e outros presentes de seu pai. Como Manjushri, Hevajra tem uma conexão especialmente importante com a linhagem Sakya.
Como seu lama raiz, o pai de Trinly Rinpoche deu-lhe a leitura das escrituras, a explicação e a capacitação para todos os tantras que Trinly Rinpoche aprendeu em Sakya. Depois de receber cada um deles, ele realizou os retiros de meditação necessários. Além disso, ele recebeu de seu pai o Lamdre Tsogshe, o principal ensinamento da Tradição Sakya. Durante sua juventude, Trinly Rinpoche acompanhou seu pai em viagens a locais religiosos no Tibete Ocidental e Central, Índia e Nepal.
O guia da educação de Trinly Rinpoche foi Ponlob Shedrup, que pertencia aos Pentsangpa, um grupo dos 16 principais praticantes budistas do Monastério do Norte de Sakya. Ponlob Shedrup dirigiu a memorização dos tantras de Trinly Rinpoche e seu estudo da dança religiosa, música, filosofia e elaboração do kingkor (mandala) - o desenho do palácio do yidam.
Trinly Rinpoche recebeu instruções do ex-abade do Mosteiro de Sakya do Sul, Champa Jampal Zangpo, em textos como o Bodhicaryavatara e o Madhyamikavatara, e comentários sobre esses dois tratados.
Rinpoche faleceu repentinamente em 14 de outubro de 1997. S.S. Jigdal Dagchen Sakya supervisionou os serviços funerários. A estátua de Padmasambhava na sala do santuário do mosteiro de Sakya, em Seattle, bem como a estátua de Manjushri na sala do santuário do centro de Sakya, Rajpur, Índia, são estátuas memoriais de Trinly Rinpoche.
Em 1998, quando S.S. Jigdal Dagchen Rinpoche e sua comitiva estavam na França, Rinpoche reconheceu a reencarnação de Trinly Rinpoche como o então ainda não nascido Asanga Rinpoche, colocando sua mão no útero de Dagmo Chimey Dolkar e dizendo” Thrinly Rinpoche está aqui" para Khenpo Dakpa Woeser de Sakya Tsechen Ling, Kuttolshiem, França.
S. Emª. Khondung Asanga Vajra Sakya (1999 - )
Sua Eminência Khondung Asanga Vajra Sakya é filho de S. Emª. Dhungsey Ani Vajra Rinpoche e Dagmo Chimey Drolkar. Ele também é neto de S.S. Dagchen Rinpoche e, portanto, um descendente direto da linhagem contínua Khön, que remonta a 1073. Asanga Rinpoche nasceu em 1º de maio de 1999 em Seattle, Washington.
O Rinpoche foi reconhecido como a reencarnação de S.S. Thrinly Rinpoche por S.S. Jigdal Dagchen Rinpoche em 1998 (antes de Rinpoche nascer).
O Rinpoche também foi sugerido por S. Emª. Chogye Trichen Rinpoche em 2005 para ser uma emanação do grande mestre Sakya Gaton Ngawang Lekpa porque Chogye Rinpoche segurou as mãos de Rinpoche e colocou-as em sua cabeça e disse repetidamente “Lekpa Rinpoche, Lekpa Rinpoche!”.
Em abril de 2005, com cinco anos de idade, Asanga Vajra Rinpoche deixou Seattle para começar sua nova vida, para viver, estudar e treinar como um futuro mestre tibetano que irá promover a linhagem Sakya Khön. Enquanto estava no Monastério Tharlam, no Nepal, Asanga Rinpoche recebeu treinamento religioso de monge estudiosos tibetanos selecionados. Em 2007, ele recebeu o ensino do Lamdre Tsogshay de seu avô paterno, S.S. Dagchen Rinpoche. No ano seguinte, Asanga Rinpoche recebeu os ensinamentos do Lamdre Lobshe de seu tio-avô paterno, S.S. Sakya Trichen. Ele também recebeu muitos outros empoderamentos, ensinamentos e instruções religiosas muito importantes de outros grandes mestres, como S.S. o Dalai Lama, S. Emª. Chogye Trichen, S. Emª. Appey Rinpoche, S. Emª. Luding Khenchen, bem como seu avô materno, S. Emª. Garje Khamtul Rinpoche, que é um mestre Nyingmapa.
oo0oo
.png)


