top of page
I am a title 03

Ven. Khenpo Pema Wangdak

Vikramaśila Foundation

Diretor e Professor

Khenpo Pema nasceu em 1954, em Purang, Tibet. Ainda criança, em 1959, fugiu para a Índia. Aos sete anos de idade tornou-se monge e mais tarde frequentou o Instituto Central de Estudos Superiores Tibetanos, em Benares, recebendo seu diploma de Acharya (mestrado), da Universidade de Sânscrito, em 1980.

Em 1982 Sua Santidade Sakya Trizin o enviou para ensinar na cidade de Nova York e com isso Khenpo Pema tornou-se o primeiro professor tibetano da Escola Sakya a se estabelecer nos Estados Unidos.

Em 1989 Khenpo Pema criou a Fundação Vikramasila, para apoiar iniciativas educacionais nos Estados Unidos e no exterior. A fundação abrange os Centros Palden Sakya para estudos e mediação do budismo tibetano em Nova York, Nova Jersey, Vermont, Maine e Ohio, bem como a Escola Pema Ts'al, em Mundgod, Índia, para crianças laicas tibetanas, o Instituto Monástico Pema Ts’al Sakya, em Pokhara, Nepal e a Escola Pema Ts'al, na cidade de Nova York, cujo currículo segue o modelo do Sakya College sediado na Índia.

Além desses projetos institucionais, Khenpo Pema tem um interesse especial pela pedagogia da língua tibetana e é o criador de uma forma de Braille tibetano conhecido como Bur Yig.

Em 2007 ele recebeu o título de Khenpo, concedido por Sua Santidade 41o Sakya Trizin, em reconhecimento ao seu trabalho humanitário em todo o mundo.

Em 2009, Khenpo Pema foi premiado com a Medalha de Honra da Ilha Ellis, sendo o primeiro tibetano a receber esta honra.

oo0oo

Fonte: https://www.vikramasila.org/

* Traduzido para o português pelo Grupo Wisdom Light

bottom of page