
Mahasiddha Virupa
A história de Mahasiddha Virupa
Mahasiddha Virupa, o Senhor de todos os Yogues, nasceu em uma família real no leste da Índia durante o século VII a VIII. Já adulto, renunciou à vida de príncipe para se tornar um monástico. Ordenou-se com o abade Vinayadeva e o professor Jayakirti, no templo de Somapuri, na Índia. Construiu um pequeno templo de pedra cheio de representações da Jóia Tripla, que purificava os obscurecimentos de seus pais.
Universidade de Nalanda
A Universidade Shri Nalanda era a instituição de ensino mais famosa da época, com profundos estudos sobre todas as quatro escolas de filosofia budista. Virupa entrou na universidade e recebeu do abade Dharmamitri, os votos completos de ordenação da escola Mulasarvastivada. Seu nome de ordenação foi Shri Dharmapala, e recebeu do Abade, as instruções de Chakrasamvara. Ele se aprofundou em um imenso conhecimento sobre escolas budistas e não budistas. Seu abade entrou no parinirvana e Virupa foi entronizado como o grande abade de todos os panditas da Universidade de Nalanda.
Mahasiddha Virupa
Virupa manteve a prática Chakrasamvara à noite, e durante o dia ensinava o Sutrayana, debatendo e compondo textos do Dharma. Praticou dessa forma por muitos anos, sem obter sinais ou realizações. Pelo contrário, encontrou muitas circunstâncias difíceis e infelizes, o que fez com que ficasse muito desanimado com sua prática.