top of page
I am a title 03

Rinpoche e Budismo Tibetano

Sobre o budismo

Budismo tibetano

Quando Buda faleceu, seus ensinamentos foram coletados juntos por um conselho de discípulos seniores. Como resultado, os preciosos ensinamentos do Dharma foram introduzidos em muitos países.

Antes da introdução do budismo no Tibete, este país tinha sua própria religião xamanista conhecida como 'Bon’.

No século VII, o Tibete viu a primeira introdução do budismo através da visita de proeminentes panditas indianos, que foram convidados pelos primeiros reis tibetanos. Os primeiros reis tibetanos estavam interessados em promover o budismo e eram considerados como emanações de bodisatvas.

Acredita-se que o primeiro Rei do Dharma proeminente, Songsten Gampo (617-650), seja uma emanação de Avalokiteshvara. Ele se casou com uma princesa chinesa, uma nepalesa e uma tibetana. A princesa chinesa Wenshing Kongjo trouxe com ela a estátua do Buda Jowo Shakyamuni, a principal estátua dentro do Templo Jokhang em Lhasa, e a princesa nepalesa Bhrikuti trouxe com ela a estátua de Akshobya, que agora está dentro do templo Ramoche em Lhasa. O rei Srongtsen Gampo enviou Thonmi Sambhota à Índia para estudar sânscrito e foi (ela, a terceira? ...ou ele, o estudioso?) quem inventou a escrita tibetana para traduzir textos budistas para o tibetano. O rei fundou o templo Tradruk Dolma Lhakhang no Vale Yarlung e construiu um palácio em Marpori (Colina Vermelha).

O segundo grande Rei do Dharma Trisong Deutsen (740-798), é considerado como uma emanação de Manjushri. Ele fez um grande esforço para aumentar a disseminação das atividades budistas e convidou o bodisatva Khenchen, que era um dos monges budistas indianos mais proeminentes, para visitar o Tibete. Shantarakshita, como também era conhecido este bodisatva, é o primeiro abade budista indiano a ordenar tibetanos como monges. Ele serviu como preceptor real do Rei Trisong Deutsen. Diante de muitos obstáculos na construção do mosteiro de Samye, o rei convidou o grande místico Padmasambhava para ir ao Tibete, para subjugar os espíritos malignos e locais e abrir caminho para a construção de mosteiros budistas. Padmasambhava realizou muitos rituais de domesticar a Terra (no sentido de planeta? Se for no sentido de local o “t”é minúsculo), construiu muitas estupas e desempenhou um papel impressionante como um pai fundador do budismo tibetano. Estas três figuras, o Grande Abade Shantarakshita, o Grande Mestre Vajrayana Padmasambhava e o Grande Rei Dharma Trisong Deutsen são conhecidos como khenlop choesum – mkhan slob chos gsum em tibetano.

Um dos primeiros tibetanos a ser ordenado monge budista por Shantarakshita é Khon Luwang Sung, da família Khon. Ele veio da casa de Khon, membros dos quais se acredita serem descendentes de deuses celestiais. Ele também se tornou um dos vinte e cinco discípulos de Padmasambhava. Durante a fase inicial do budismo no Tibete, ele não era distinguido por tradições ou escolas. Era simplesmente conhecido como "religião dos monges" (ben de'i chos), em contraste com a "religião do Bon" (bon gyi chos). A palavra "ben de" é talvez uma contração da palavra em sânscrito 'bante' que significa "venerável" ou simplesmente "monge".

O terceiro grande Rei Dharma, Tri Ralpachen, é considerado como uma emanação de Vajrapani. Ele era um rei budista devoto e fez muito pela disseminação do Dharma e pela padronização de textos e traduções budistas e, portanto, muitos textos budistas foram traduzidos do sânscrito para o tibetano. Este período do budismo no Tibete é conhecido como "Difusão Inicial da Doutrina" (bstan pa snga dar). Kawa Paltsek, Chokro Lu'i Gyaltsen e Zhang Nanam De são os três tibetanos muito bem conhecidos desse período. O Tibete, no entanto, experimentou o governo de um rei implacável chamado Langdarma (803-846), que assassinou seu irmão mais velho, o rei Tri Ralpachen, causou a destruição de mosteiros budistas e despiu os monges à força. O efeito negativo dessa perseguição ao budismo durou quase um século e causou a fragmentação do budismo em muitas seitas e escolas.

A partir de meados do século XI, o budismo no Tibete teve que se rejuvenescer, pois o que restou dele estava misturado com práticas não budistas e estava aberto a perguntas e uso indevido. Isso deu motivação para enviar jovens brilhantes para a Índia para estudar o budismo e a língua sânscrita. Muitos não sobreviveram à longa viagem à Índia, mas aqueles que retornaram contribuíram muito para o renascimento do budismo. Quando os estudiosos budistas tibetanos voltaram ao Tibete, trabalharam em colaboração com panditas indianos e formaram novas escolas. Este período é conhecido como "Difusão Posterior da Doutrina" (bstan pa phyi dar). Lochen Rinchen Sangpo (958-1055), Ngok Lekpe Sherab e seu sobrinho, Ngok Loden Sherab (1059-1109), são lembrados por sua vasta contribuição para esta segunda fase da história budista no Tibete. A família real tibetana da dinastia Yarlung entrou em colapso através do assassinato do rei Langdarma por Lhalung Paldor. Lha Lama Yeshe Od e seu sobrinho, Jangchub Od, conseguiram convidar Atisha (982-1054) para ir ao Tibete em 1042. Esse tio e sobrinho são descendentes da dinastia Yarlung, que executou notavelmente o legado de seus antepassados, embora Lha Lama Yeshe Od tenha morrido na prisão de um impiedoso chefe garlok. Foi o célebre discípulo de Atisha, Dromtonpa (1008-1064), que fundou o mosteiro Radreng. Os primeiros seguidores desta nova escola eram conhecidos como 'Sarma' (gsar ma) e mais tarde como Kadampas (bka' gdams pa). A velha escola era naturalmente chamada de 'Nyingma' (rning ma).

Tradição Sakya

Coletivamente, todas as novas escolas formadas no Tibete eram conhecidas como "Velha Kadampa" (bka' gdams rnying ma) e Gelukpa é conhecida como "Nova Kadampa" (bka" gdams gsar ma) por ser a mais jovem de todas as escolas. Sakyapa é uma das primeiras escolas fundadas em grande parte com a inspiração dos quatro grandes tradutores tibetanos, notavelmente: Lochen Rinchen Sangpo, Drogmi Lotsawa Shakya Yeshe (993-1074), Goe Lotsawa Khugpa Lhetse e Mal Lotsawa Lodro Drakpa – que eram todos contemporâneos do grande professor indiano Atisha. Não muito depois deste tempo, khon Konchok Gyalpo (1034-1102) fundou o mosteiro Sakya em 1073. Sakya é nomeado em homenagem à paisagem de cor cinza e colinas ao redor da região. Entre os cinco fundadores da tradição Sakyapa, Sakya Pandita (1182-1251) e Choegyal Phakpa (1235-1280) são os mais famosos. Sakya Pandita converteu Godan Khan ao budismo e liderou a disseminação do budismo para a Mongólia. Os escritos de Sakya Pandita foram os primeiros trabalhos do autor tibetano a serem traduzidos para chinês e mongol.

Choegyal Phakpa viajou para a China em 1253 e concedeu a iniciação de Hevajra a Kublai Khan, a seus vinte e cinco ministros e aos membros da família real. Expressando sua gratidão, Kublai Khan ofereceu todo o Tibete a Phakpa como uma oferenda de Mandala e ação de graças e foi a partir daí que a relação sacerdote patrono foi estabelecida entre a dinastia Yuan e os Sakyas.

A linhagem Sakyapa tem quatro sublinhagens e cada uma dessas quatro sublinhagens produziu galáxias de grandes mestres ao longo de muitos séculos. Desde 1959, todos os tronos acima foram destruídos, assim como 6000 mosteiros no Tibete. Desde o início da década de 1980, muitos mosteiros puderam ser reconstruídos, os tronos acima foram todos restaurados e há consideráveis atividades de restauração em andamento (enquanto mantêm as tradições de estudo e prática). Desde que os tibetanos foram para o exílio, essas quatro linhagens são lideradas por mestres que estabeleceram seus lugares no exílio.

A linhagem Sakyapa do budismo tibetano é abençoada com muitos mestres que são manifestações de Bodisatvas. A linhagem Sakya tem quatro subescolas: a Sakyapa, fundada por Sachen Kunga Nyingpo (1092-1158); a Ngorpa, fundada por Ngorchen Kunga Zangpo (1382-1456); a Dzongpa, fundada por Dzongpa Kunga Namgyel e a Tsarpa, fundada por Tsarchen Losal Gyatso (1502-1566). Sua Eminência Chogye Trichen Rinpoche, Ngawang Khyenrab Thubten Lekshay Gyatso, foi o chefe (titular) da Escola Tsarpa da tradição Sakya do budismo tibetano.

O ensino principal e mais abrangente da escola Sakya é o Lamdre. O termo 'Lamdre' significa 'o caminho (lam) com o resultado (dre). Lamdre contém instruções e práticas que cobrem toda a gama de ensinamentos de sutra e tantra transmitidos por Buda Shakyamuni. Originou-se com Virupa (século VII), um dos mahasiddhas budistas indianos supremamente realizados. Os ensinamentos e práticas centrais dentro do Lamdre são baseados nas escrituras conhecidas como “O Tantra Hevajra”, a Tradição Budista Vajrayana da divindade tântrica Hevajra.

O Lamdre foi trazido ao Tibete pelo tradutor tibetano Drogmi Lotsawa em meados do século XI e mais tarde foi codificado no século XI por Sachen Kunga Nyingpo. Este ensinamento foi passado através de uma linhagem ininterrupta de mestres até os dias atuais. Durante o tempo do mestre Muchen Konchok Gyaltsen (1388-1469), o Lamdre foi dividido em duas tradições: o Lobshe incomum, ou explicação privada para discípulos próximos, que enfatiza as instruções orais para a prática de meditação; e o Tsogshe, que é a explicação mais comumente dada à assembleia geral.

A essência do Lamdre é conhecida como a visão da "inseparabilidade do samsara e do nirvana" (khorde yerme), que se refere à inseparabilidade da existência mundana e da iluminação. Não há abandono de samsara para alcançar o nirvana, pois a mente é a raiz de ambos. Uma vez que a mente foi entendida como a raiz de ambos, segue-se que o nirvana é apenas uma transformação de samsara. Perceber essa inseparabilidade é a chave para alcançar a iluminação através dos ensinamentos Lamdre.

O Lamdre é conhecido como um vasto, profundo e completo caminho para a iluminação. É dividido em duas seções: a seção preliminar e a seção tântrica. A seção preliminar contém instruções e ensinamentos da tradição budista mahayana e se concentra nos "três modos de aparência" ou "três modos de percepção" (nang sum), às vezes referidos simplesmente como as "três visões": a percepção impura, a percepção da experiência e a percepção pura. A seção tântrica contém os ensinamentos esotéricos, especialmente os ensinamentos sobre os "três tantras" ou "três contínuos" (gyu sum). Existem apenas alguns detentores da linhagem do Lamdre dentro da tradição Sakya

Tradição Tsarpa

O ramo Tsarpa da Escola Sakya foi fundado por Tsarchen Losal Gyatso (1502-1556), que estabeleceu o Mosteiro Dar Drangmoche na província de Tsang, no Tibete Central. Tsarchen foi um mestre de extraordinária realização que teve visões puras do Guru Padmasambhava, Vajrayogini, Chakrasamvara, Kalachakra, Yamantaka e numerosos outros mestres e divindades tântricas. Ele os conheceu face a face, assim como se encontrar com outras pessoas. O Caminho incomum com o Resultado (Lamdre Lobshe) foi transmitido e elaborado por Tsarchen, tal como foi a linhagem prática incomum de Vajrayogini, a Deusa Celestial de Naropa (Naro Khachoma).

A linhagem Tsarpa é reconhecida por manter todas as linhagens de meditação incomuns e esotéricas altamente valorizadas da Escola Sakya – por isso os mestres Tsarpa têm sido tradicionalmente representados como os detentores da linhagem de prática dentro da tradição Sakya. As preciosas práticas de linhagem pelas quais a Tsarpa é conhecida incluem o Caminho incomum com o Resultado (Lamdre Lobshe), a incomum Vajrayogini de Naropa, o maior e menor Mahakala, os Treze Dharmas Dourados, o Kalachakra dos Jonangpas e muitos outros.

O falecido Chogye Trichen Rinpoche foi o 25º patriarca do Mosteiro Phenp