Fundadores da Tradição Sakya

Fundadores das Sub-Escolas da Linhagem

Nyngpo.png

Sachen Kunga Nyingpo

1092-1158

Sachen Künga Nyingpo, filho de Khön Könchok Gyalpo e emanação de Manjushri, nasceu em 1092. Desde a tenra infância, Sachen demonstrou grandes sinais de sabedoria.

 

Aos doze anos, guiado por seu mestre Bari Lotsawa, Sachen Künga Nyingpo meditou   unifocadamente em Manjushri. Depois de fazê-lo por um período contínuo de seis meses, Manjushri apareceu à sua frente e concedeu-lhe ensinamentos sobre libertar-se dos quatro apegos como se segue:

  • Se você é apegado a esta vida, então não é um praticante do Dharma.

  • Se você é apegado ao ciclo da existência, então você não possui renúncia.

  • Se você olha apenas para os seus próprios interesses, então não possui bodhichitta.

  • Se você é apegado a resultados, então não possui a visão.

 

Sachen Künga Nyingma obteve a realização que esse ensinamento continha, como a essência do caminho da perfeição. Recebeu ainda ensinamentos e transmissões de sutras e tantras de  grandes professores, incluindo  seu pai e  Virupa. Foi um homem de imensa virtude e compaixão. Tinha fé imensurável em sua prática e foi um grande professor do Dharma.

 

Sachen Künga Nyingpo transmitiu todos os ensinamentos aos seus dois filhos, Sönam Tsemo e Jetsün Dragpa Gyaltsen. Veio a falecer com 66 anos em 1158, quando suas quatro emanações partiram para quatro terras Puras, para beneficiar os seres sencientes.

Lobpon Sonam Tsemo.png

Lopön Sönam Tsemo

1142 - 1182 

O grande erudito Sönam Tsemo, um dos filhos de Sachen Künga Nyingpo, nasceu em 1142. Ele foi reconhecido como a emanação de Durjaya Chandra na Índia. Sönam Tsemo recebeu ensinamentos e transmissões de seu pai e de Chawa Chökyi Senge. Seus estudos incluíram Prajnaparamita (Perfeição da Sabedoria), Vinaya (Disciplina) e Pramana (Lógica).

Sönam Tsemo foi capaz de transferir a si mesmo para Terras Puras como Potala e atingiu o segundo nível de um Bodhisattva. Aos 41 anos, quanto estava ministrando ensinamentos a oitenta discípulos, obteve um corpo de arco-íris que desapareceu num raio de luz e dissolveu-se no espaço.

Jetsun Dragpa.png

Jetsün Dragpa Gyaltsen

1147 - 1216

Jetsün Dragpa Gyaltsen, o irmão mais novo de Sönam Tsemo, nasceu em 1147. Seus principais professores foram seu pai, Sachen Künga Nyingpo, e seu irmão mais velho, Sönam Tsemo. Foi um grande erudito, meditador e santo. Como seu irmão mais velho, era também capaz de transferir-se para terras espirituais.

 

Dragpa Gyaltsen profetizou que poderia renascer como o imperador no mundo dourado, e poderia tornar-se  perfeitamente realizado depois de mais três renascimentos.

Sakya Pandita.png

Sakya Pandita Kunga Gyeltsen

1182 - 1251

Sakya Pandita Kü