top of page

S.S. Sakya Trichen Dorje Chang

Sua Santidade Kyabgon Gongma Trichen Rinpoche - O Sakya Trichen) foi o 41º Sakya Trizin, liderando a Escola Sakya do Budismo Tibetano até março de 2017, quando as funções de detentor do trono foram transferidas para S.S. Ratna Vajra Rinpoche, o 42º Sakya Trizin, formalmente tratado como Sua Santidade Kyabgon Gongma Trizin Rinpoche.

 

S.S Sakya Trichen é membro da nobre família Khon do Tibete, que fundou a Ordem Sakya nos séculos XI e XII. Assim como S.S. Dalai Lama é uma emanação de Avalokiteshvara, a manifestação de toda a grande compaixão do Buda, S.S. Sakya Trichen é a emanação de Manjushri, a manifestação de toda a sabedoria transcendente do Buda.

 

Além de liderar a Ordem Sakya por mais de cinquenta anos, Sua Santidade Sakya Trichen é renomado mundialmente pela genialidade e clareza de seus ensinamentos, bem como por sua fluência e domínio preciso do inglês. Receber ensinamentos diretamente de Sua Santidade carrega uma linhagem especial de bênçãos dos fundadores da Ordem Sakya, assim como do próprio Manjushri.

Biografia Inicial

A família Khön, da qual descende a linhagem Sakya, é conhecida por três nomes especiais, cada um contando uma história. Por descender de Deuses do Reino da Luz Clara que entraram no reino humano, a família passou a ser conhecida como a “Raça Celestial”. Depois, por ter subjugado os rakshasas, uma classe de espíritos malignos, foi chamada de “Família dos Conquistadores”. Finalmente, por ter fundado a Ordem Sakya, ficou conhecida como “Linhagem Sakyapa”.

Em tempos mais recentes, como o palácio da linhagem à qual S.S. Sakya Trizin pertence foi construído ao lado do santuário turquesa de Tara no Mosteiro Sakya, no Tibete, essa família divina também passou a ser conhecida como a linhagem “Drolma Phodrang” ou “Palácio de Tara”.

Desde que essa raça celestial desceu à Terra há mais de mil anos, a linhagem permanece ininterrupta até hoje. Muitos mestres e praticantes ilustres surgiram na linhagem, incluindo os Cinco Grandes Mestres da Ordem Sakya. Sua Santidade, o atual detentor do trono da tradição Sakya, é o 41º de uma linhagem ininterrupta que remonta a 1073 d.C.

Sua Santidade nasceu em 7 de setembro de 1945, no primeiro dia do oitavo mês lunar do ano do Pássaro de Madeira, no palácio Sakya em Tsedong. Imediatamente após seu nascimento, de acordo com antigas tradições para aumentar sua sabedoria, a sílaba DHIH foi traçada em sua língua e rituais profundos foram realizados. Muitos sinais tradicionalmente associados à auspiciosidade foram observados neste dia: o leite coletado de 100 dri (iaques fêmeas) diferentes e uma estátua do Guru Padmasambhava foram milagrosamente oferecidos ao Palácio.

Inicialmente chamado Ayu Vajra em sânscrito, Sua Santidade só recebeu seu nome verdadeiro, Ngawang Kunga Thegchen Palbar Trinley Samphel Wangyi Gyalpo, quando seu pai, Vajradhara Ngawang Kunga Rinchen, lhe conferiu sua primeira grande iniciação, a das Nove Deidades de Amitayus. Quando Sua Santidade tinha apenas quatro anos, recebeu a grande iniciação dos aspectos pacíficos e irados de Vajrakilaya e muitos outros ensinamentos profundos de seu pai.

Sua Santidade perdeu a mãe e o pai ainda muito jovem. Sua tia materna, então, dedicou-se a criá-lo. Ela lhe designou seu primeiro tutor, com quem aprendeu a ler, escrever, memorizar e recitar orações básicas. Ele também aprendeu cantos, música, dança ritual, mudras e outras práticas com seu tutor júnior. Ambos os tutores ensinaram Sua Santidade a realizar todos os rituais e orações das tradições dos mosteiros Sakya do norte e do sul. Ao término desses estudos, uma grande celebração foi realizada, na qual Sua Santidade ingressou oficialmente nos mosteiros Mahayana e Vajrayana para realizar as cerimônias tradicionais Sakya. Em 1950, aos cinco anos de idade, seu principal Guru raiz, o grande abade Ngor Vajradhara Ngawang Lödron Shenphen Nyingpo, conferiu-lhe o Lamdre e outros ensinamentos profundos.

Em 1951, Sua Santidade fez uma peregrinação a Lhasa, onde foi designado detentor do trono da Ordem Sakya por Sua Santidade o 14º Dalai Lama. Consequentemente, no ano seguinte, uma cerimônia preliminar de entronização foi realizada, na qual ele recebeu os selos oficiais Sakya. Mesmo tão jovem, ele demonstrava excepcional inteligência e habilidade no cumprimento de suas responsabilidades. Com apenas sete anos, ele foi aprovado em um extenso exame oral sobre o tantra raiz Hevajra no Grande Mosteiro Sakya. No mosteiro de Ngor, o Grande Abade de Ngor e seu guru raiz conferiram-lhe os ensinamentos comuns e incomuns de Lamdre. Em 1953, em resposta à intenção expressa de seu guru raiz de entrar em Mahaparinirvana, Sua Santidade realizou sua primeira iniciação de longa vida de Amitayus no mosteiro de Ngor e também fez seu primeiro retiro de meditação Hevajra em Sakya. Sua Santidade tinha então apenas oito anos de idade.

No ano seguinte, Sua Santidade recebeu a iniciação e a transmissão da leitura da “Coleção de Sadhanas” de Ngawang Tenzin Nyingpoi, o regente de Vajradhara Ngawang Lodro Shenphen Nyingpo. Ele também recebeu a iniciação e profundas instruções orais das Três Deidades Vermelhas e dos dois principais Protetores da Ordem Sakya de Lama Ngawang Lodro Rinpoche. Ele também presidiu um elaborado Ritual Vajrakilaya no mosteiro principal de Sakya.

Aos dez anos de idade, Sua Santidade fez novamente uma peregrinação a Lhasa, onde recebeu instruções religiosas no Palácio de Potala de Sua Santidade o Dalai Lama. Perante uma grande plateia, Sua Santidade deu uma extensa explicação sobre a Oferenda de Mandala, o que fez com que sua sabedoria fosse proclamada por todo o Tibete. Em uma peregrinação à Índia, recebeu muitas iniciações e ensinamentos pertencentes à Tradição Sakya, bem como os Ensinamentos da Grande Perfeição e do Dzogchen de Jamyang Khyentse Chokyi Lodro. Em 1957, Sua Santidade recebeu novamente os Ensinamentos Lamdre, desta vez do grande abade Vajradhara Khenchen Jampal Sangpo, de acordo com a transmissão da linhagem Khon.

O ritual preparatório que precedeu a entronização oficial de Sua Santidade como o Sakya Trizin foi realizado em 1958. Naquele ano, Sua Santidade também realizou os Rituais da Pílula da Bênção e da Deidade Local, bem como o extenso Ritual de Vajrakilaya. Em 1959, após um ritual Mahakala de sete dias, Sua Santidade foi formalmente entronizado como o detentor do trono de Sakya em uma elaborada cerimônia de três dias, com a presença do representante de Sua Santidade o Dalai Lama e do Governo Tibetano. Nessa ocasião, ele proferiu uma explicação sobre a “Iluminação da Intenção do Sábio” à assembleia da Sangha, convidados e seguidores leigos.

Após a invasão chinesa do Tibete em 1959, Sua Santidade mudou-se para a Índia, fundou o mosteiro Sakya Guru em Darjeeling e iniciou a importante tarefa de reunir a comunidade Sakya. No exílio, ele continuou a receber extensos ensinamentos filosóficos em Lógica, Abhidharma, Prajnaparamita e Clarificação dos Três Votos de grandes eruditos como Khenpo Dosep Thubten, Khenpo Serjong Appey e Khenpo Rinchen. De Khenpo Serjong Appey, ele recebeu uma explicação completa e detalhada do Tantra Raiz de Hevajra e muitos outros ensinamentos relacionados. De Sua Eminência Phende Khen Rinpoche, que também foi um dos Gurus raiz de Sua Santidade, ele recebeu a iniciação e a explicação de Yamantaka na tradição Ra Lotsawas, bem como os escritos reunidos de Ngorchen Konchok Lhundup.

Em 1962, aos dezessete anos, Sua Santidade concedeu sua primeira iniciação Hevajra em Kalimpong. Após se mudar para Mussoorie, em 1963, ele se dedicou a restabelecer a sede principal da Ordem Sakya na cidade vizinha de Rajpur. A assembleia de monges Sakya foi realocada para o recém-fundado Centro Sakya, onde ele ministrou muitos ensinamentos e iniciações profundas. No mesmo ano, pela primeira vez, Sua Santidade proferiu os preciosos ensinamentos Lamdre em Sarnath, Varanasi. Um ano depois, ele estabeleceu o assentamento Sakya em Puruwala, Himachal Pradesh, para os membros leigos da comunidade Sakya.

Para manter a tradição da linhagem da família Khön, Sua Santidade casou-se com Dagmo Tashi Lhakee em 1974. Nesse mesmo ano, celebraram o auspicioso nascimento de seu filho mais velho, Ratna Vajra. Entretanto, Sua Santidade realizou sua primeira turnê de ensinamentos pela Europa, América e diversos países da Ásia. Em 1976, Sua Santidade ministrou seus segundos ensinamentos de Lamdre no Centro Sakya. No ano seguinte, a pedido de Sua Eminência Luding Khen Rinpoche, Sua Santidade ensinou a “Coleção de Sadhanas” no mosteiro de Matho, em Ladakh. Em 1977, ministrou novamente ensinamentos por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos. Dois anos depois, em 1979, nasceu seu filho mais novo, Gyana Vajra.

Em 1980, Sua Santidade realizou a cerimônia de inauguração do principal mosteiro Sakya, Thubten Namgyal Ling, em Puruwala, e conferiu seus primeiros ensinamentos de Lamdre Lobshed. Em 1982, Sua Santidade o Dalai Lama fez uma visita oficial ao mosteiro e conferiu muitos ensinamentos. De Chogye Trichen Rinpoche, Sua Santidade também recebeu a incomum tradição Tsarpa dos ensinamentos de Lamdre e a tradição Jonang das “Cem Explicações”. Um ano depois, Sua Santidade realizou uma cerimônia especial de longa vida para Sua Santidade o Dalai Lama em Dharamsala.

Ele voltou a ensinar amplamente na Ásia e na Europa em 1984. Em Sakya Tsechen Ling, na França, ministrou os ensinamentos de Lamdre Lobshed pela segunda vez. No ano seguinte, Sua Santidade consagrou o templo Maitreya em Katmandu a pedido de Chogye Trichen Rinpoche. No final daquele ano, participou da iniciação Kalachakra ministrada por Sua Santidade o Dalai Lama em Bodh Gaya.

Em 1986, Sua Santidade ministrou mais uma vez os ensinamentos incomuns de Lamdre no Colégio Sakya para uma assembleia de monges e discípulos ocidentais do Dharma. Em 1988, Sua Santidade presidiu a consagração do recém-construído Centro Ngorpa em Manduwala. Sua Santidade permaneceu lá por vários meses para conferir mais de trinta grandes iniciações da tradição Sakya. No ano seguinte, a pedido de seus muitos discípulos na Europa, Estados Unidos e Canadá, ele viajou para cada um dos Centros Sakya Dharma nesses países, ministrando extensos ensinamentos. Desde então, para o benefício do Dharma de Buda e de seus discípulos, Sua Santidade conferiu inúmeras iniciações, ensinamentos e palestras públicas, viajando extensivamente pelo mundo.

Para promover o ensino superior e a formação filosófica abrangente, bem como para manter a transmissão viva dos ensinamentos Sakya, Sua Santidade fundou o Colégio Sakya em Rajpur e o Instituto Sakya em Puruwala. Para o benefício das monjas Sakya, Sua Santidade fundou o Convento Sakya em Dekyiling, Dehradun, onde mais de 170 monjas recebem instrução religiosa. Assim, por meio da sabedoria e discernimento de Sua Santidade, ele revitalizou as tradições Sutra e Tântrica da Ordem Sakya em particular e do Budismo Tibetano em geral, assegurando a continuidade do Dharma de Buda.

oo0oo

 

Fonte: https://hhsakyatrizin.net/sakya-trichen

* Traduzido para o português pelo Grupo Wisdom Light

entre em contato

Whatsapp +55 (11) 996561807
Email: secretaria@sakyabrasil.org

  • Whatsapp

venha nos visitar

Acesso Via vereador José de Moraes km 5,5 centro Cabreúva Sitio São Roque - Centro, Cabreúva - SP, 13315-000

mídias
sociais

Acesse Nossos Canais de Divulgações

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
© 2025, Mosteiro Sakya - Brasil
bottom of page