top of page
tumblr_ozw74tFNl51ts074wo1_1280.jpg

BIBLIOTECA VIRTUAL
MOSTEIRO SAKYA TSARPA - BRASIL 

Livros de estudo para download - Gratuito

Âncora 1
Logo-Dourado-2.png

PARA ALUNOS E PRATICANTES

Para você que já é um aluno da escola Sakya, ou tem Ven. Lama Rinchen Khyenrab como seu professor, organizamos os livretos em uma sequência de estudos  para que seu desenvolvimento e prática no Dharma seja metodologicamente clara.                               

 

DESEJO COMEÇAR PELO PRIMEIRO LIVRETO

Screenshot_20200411-173210_Chrome_edited

A Importância de Estudar o Budhadharma

Ao ouvir o Dharma, compreende-se o que precisa ser entendido, abandonam-se as coisas que precisam ser abandonadas, se cultiva o que precisa ser cultivado, e dessa forma, é certo que se obterá aquilo que precisa ser obtido.

Nas palavras do autor: “tomei cuidadosamente algumas citações das escrituras dos sutras para persuadir os leigos, que, embora tenham fé no Buda, não têm conhecimento dos ensinamentos do Buda e não estão engajados na prática do Dharma; ou, mesmo que estejam engajados na prática do Dharma, estão fazendo isso incorretamente. Com esse ensinamento, desejo dizer-lhes que, se ouvirem bem o Dharma, conseguirão compreender. Como resultado disso, terão prazer em se envolver na prática e, assim, todos os seus propósitos serão cumpridos.”

DOWNLOAD AQUI

Capa_prática_espiritual.JPG

A Necessidade da Prática Espiritual

Como seres humanos nesta vida, temos muitas necessidades, por exemplo: um lugar para morar, comida para comer, roupas para vestir, atendimento médico, amigos, e muitas outras coisas também.  Mas, o mais importante na vida é a prática espiritual.  Mesmo na vida atual, a prática espiritual é muito importante.  Sem ela, a vida carece de essência e é vazia.  Isso nem sempre é bonito e bom.  Às vezes, experimentamos dificuldades e turbulências, e a prática espiritual nos dá forte apoio e força para enfrentá-las.  Pessoas que não têm nenhuma noção sobre espiritualidade, aqueles que só acreditam no mundo material, quando enfrentam problemas sérios, acham muito difícil suportá-los.  Essas pessoas tomam medidas muito extremas, como suicídio, e é claro, estão totalmente equivocadas.  Assim, mesmo nesta vida, mesmo que você não acredite em outras vidas, mesmo que seja apenas para esta vida, a prática espiritual é muito importante.  É a fonte de todo o conforto e toda a força de que precisamos, quando enfrentamos sérios problemas. 

 

DOWNLOAD AQUI

Screenshot_20200411-173351_Chrome_edited

Refúgio

“Em favor de todos os seres sencientes, devo alcançar a budeidade perfeitamente iluminada. Com este propósito, anseio trilhar o caminho budista e praticá-lo de acordo com minhas habilidades, realizando o que me for possível com minhas qualidades e habilidades”. Possuir esse tipo de motivação inicial é extremamente importante, pois a motivação inicial correta é a base para todas as práticas no Mahayana. Com essa motivação, a compreensão do refúgio no Buda, no Darma e na Sangha é explicada em cinco estágios: a causa do refúgio, os objetos de refúgio, os métodos, a instrução e o benefício de tomar refúgio.

DOWNLOAD AQUI

Screenshot_20200411-173057_Chrome_edited

As Quatro Nobres Verdades

Existem muitos grandes mestres que vieram a este mundo e concederam diferentes tipos de ensinamentos. Cada um com sua própria beleza, seu próprio caminho para resolver problemas, encontrar a paz interna e a felicidade. Este livro apresenta o caminho de acordo com o Buda, que alcançou a iluminação para o bem de todos os seres sencientes, sem qualquer exceção. Todas as suas ações de corpo, fala e mente foram executadas para o benefício de todos os seres. Como ação de fala, Buda concedeu ensinamentos a respeito do que ele havia compreendido, chamados de “Girando a Roda do Darma”. O Primeiro Giro da Roda do Darma (início dos ensinamentos concedidos pelo Buda) ocorreu após Buda ter atingido a iluminação em Sarnath (Parque dos Cervos). Lá, ele girou a Roda pela primeira vez, e o título deste ensinamento é “As Quatro Nobres Verdades”.

DOWNLOAD AQUI

Transformando Nossas Mentes .png

Transformando Nossas Mentes

As quatro contemplações que transformam a mente

e outras práticas

 

Este texto traz ensinamentos de Khenchen Appey Rinpoche sobre as quatro contemplações que transformam a mente, o libertar-se dos quatro apegos, as quatro incomensuráveis, a bodichita, e sobre como lidar com as emoções difíceis. Realizar diariamente, as práticas aqui descritas, sem apego aos resultados, definitivamente irá transformar e melhorar a mente.

 

DOWNLOAD AQUI

Capa do Livro - A Melodia....png

A Melodia do Senhor Gentil

“A Melodia do Senhor Gentil” tem como base a transcrição dos ensinamentos orais oferecidos por Lama Jampa Thaye, em Chang- Lo-Chen, em 1977, sobre O Desligar dos Quatro Apegos (Tib. Zhenpa Zhidral), transmitido por Manjushri a Sachen Kunga Nyingpo, incluindo também vários comentários dos veneráveis mestres Sakya.

 

Nossa profunda gratidão a Lama Jampa Thaye, por permitir a publicação desta obra na Biblioteca Sakya do Mosteiro Sakya Brasil, pelo Wisdom Light Translation Group. Sem dúvida, trata-se de uma preciosa Oferta de Dharma aos estudantes e praticantes do Budismo em Língua Portuguesa.

DOWNLOAD AQUI

Capas dos Livros - O Ninho....png

O Ninho do Meditador vol. 1 – Capítulo 4:
Aprendendo a Ver

Khenpo Jamyang Tenzin nos orienta sobre os fundamentos do caminho budista, mostrando-nos como as práticas nas quais estamos engajados devem ser baseadas na compreensão genuína, e como por outro lado o conhecimento deve encontrar expressão em nossas vidas diárias. Sua abordagem ampla sobre os ensinamentos, seu compromisso profundamente enraizado na tradição e seu senso de humor, tornam suas palavras acessíveis, além de extremamente precisas e autênticas. Este texto corresponde ao capítulo 4 do volume 1: Aprendendo a ver.

DOWNLOAD AQUI

Screenshot_20200411-173152_Chrome_edited

Ética Budista

A verdadeira natureza da nossa mente é pura desde os primórdios e não é alterada pelas contaminações. Porém. nós não reconhecemos a condição básica de clara luz da natureza verdadeira da nossa mente. Em vez disso, nos apegamos à ignorância. Sem nenhuma razão lógica, nos apegamos a um “eu”. Sempre pensamos em nós mesmos como os mais importantes. Mas, ter a nós mesmos como prioridade é o principal erro, e isso é muito difícil de mudar. O primeiro passo é considerarmos os outros no mesmo nível que nós mesmos. Devemos nos preocupar com os outros da mesma forma como nos preocupamos conosco. Devemos considerar os outros tão preciosos quanto nós mesmos. Uma vez conseguido isso, podemos pensar nos outros seres mais do que pensamos em nós mesmos. Através do desenvolvimento.

DOWNLOAD AQUI

capa_sete_ramos.png

Meditação sobre a Prece de Sete Ramos

Esta é uma breve explicação sobre como meditar na Prece de Sete Ramos. Independentemente de você estar usando a versão curta ou a versão mais longa, ou uma versão Mahayana ou uma versão Vajrayana, a Prece de Sete Ramos forma a base e a parte mais importante de quase todas as sadhanas. A estrutura geral da maioria das sadhanas é baseada nesta prece. Além disso, uma Prece de Sete Ramos é geralmente incluída dentro delas. Portanto, tente cuidadosamente aprender e familiarizar seu corpo, fala e mente com a Prece de Sete Ramos. Quando você está meditando, seu corpo, fala, e mente devem estar completamente concentrados no caminho espiritual. Caso contrário, apenas sentar relaxado na postura de meditação, ou apenas observar seus pensamentos como eles vêm e vão, ou apenas ler orações, embora tudo isso seja bom, não é realmente considerado meditação na tradição budista tibetana.

DOWNLOAD AQUI

Capa_Parte 1_Quatro Apegos.JPG

Libertando-se dos Quatro Apegos: Partes 1 e 2

Esta coleção de textos, Libertando-se dos Quatro Apegos, foi originalmente publicada pela International Buddhist Academy (IBA), como um estudo de acompanhamento para o retiro anual de 10 dias, realizado em junho de 2009. Na ocasião, foram oferecidos ensinamentos por S.Em.ª Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche, e as revisões de acompanhamento e sessões de meditação guiadas pelo Lama Thubten Choedak Rinpoche.

 

DOWNLOAD AQUI

Capa do Livro - Mahamudra.png

Mahamudra

No contexto do estudo filosófico-psicológico do budismo e à luz de sua própria experiência religiosa profunda, Geshe Sherab Gyaltsen Amipa Rinpoche revela os estágios e práticas desse caminho que leva ao Mahamudra. São explicados exercícios preparatórios destinados a proteger os praticantes por meio de uma mudança de atitude mental e a purificação de erros e confusão. Esta introdução básica cobre os ensinamentos de Buda sobre as Quatro Nobres Verdades, samsara, carma, a natureza sagrada original da humanidade e sua perfectibilidade e compaixão amorosa. Os exercícios espirituais e as possibilidades de meditação são descritos de uma forma fácil de colocar em prática.

 

DOWNLOAD AQUI

Capa_Coração de Sabedoria.png

Cultivando um Coração de Sabedoria

Entre os ensinamentos de treino mental mais renomados, estão as instruções contidas em O Treino da Mente em Sete Pontos. As palavras originais destes ensinamentos foram pronunciadas primeiramente por Atisha e depois agrupadas em sete pontos ou seções.

 

Neste livro, lúcido e conciso, estão as preciosas orientações de Khenchen Appey Rinpoche para aqueles que têm a aspiração de trilhar o caminho do Bodisatva, oferecidas por um nobre ser, que trilhou este mesmo caminho e provou de seus resultados.

 

DOWNLOAD AQUI

Screenshot_20200411-173321_Chrome_edited

Práticas Preliminares e Sua Importância

O caminho pelo qual Buda ajudou os seres sencientes não foi através de milagres ou ajudando com suas mãos, mas, sim, mostrando a direção correta. Ele diz: “Este é o caminho correto, e aquele é o caminho incorreto. Se você for por aquele caminho, você irá sofrer. Porém, se você seguir por este caminho, então você será libertado do sofrimento”. O Buda nos mostrou o caminho, mas nós temos que percorrê-lo. Buda não irá nos transportar. Nós teremos que fazer a viagem por conta própria. A verdadeira prática do Darma muda nossa mente. Para mudar nossa mente, é essencial que façamos as práticas preliminares como contemplar o sofrimento do samsara, as dificuldades de obter um nascimento humano precioso, a impermanência e a lei do karma, ou causas e efeitos.

DOWNLOAD AQUI

Screenshot_20200411-173410_Chrome_edited

O valor do Retiro

O propósito de receber ensinamentos e capacitações é poder praticá-los. Se você não cultivar os ensinamentos e iniciações através das práticas, mas apenas escutar sobre eles e aprender sobre eles, isso não vai saciar sua aspiração. Uma vez tendo recebido os ensinamentos, você deve praticá-los. Você pode fazer isso em qualquer lugar, incluindo sua própria casa. Porém, o mundo possui muitas distrações e nós levamos uma vida muito ocupada com nossas famílias, compromissos e assim por diante. Este é o motivo pelo qual a prática do retiro é importante. Quando você está em retiro, está afastado das distrações mundanas, em um local isolado, sem barulho e conversas, sua mente pode ficar focada e calma. Nesta situação, as práticas que você faz – recitação, meditação e visualizações – serão muito mais efetivas. É verdade que a prática Mahayana não é para sua própria causa, mas para o benefício de todos os seres. É importante engajar-se em atividades que ajudem os outros. Mas, neste momento, somos pessoas comuns e não temos habilidades para realmente ajudar todos os seres sencientes. Então, devemos cultivar em nós mesmos, o poder e a habilidade para ajudar. Dessa maneira, é preciso fazer um retiro.

DOWNLOAD AQUI

42º Sakya Trizin.png

Ensinamentos sobre o Bardo

Este texto esclarece diversos aspectos sobre o bardo e os seres do bardo, a partir dos ensinamentos de S.S. 42°Sakya Trizin Ratna Vajra Rinpoche, que aborda temas como o corpo, seus agregados, impermanência, recomendações sobre a mente na hora da morte, e diversos aspectos da experiência do bardo.

DOWNLOAD AQUI

Capa_Os Pricipios do Tantra.jpeg

Os Princípios do Tantra

Ensinamentos claros e precisos de S.S. Gongma Trichen Rimpoché, esclarecendo pontos essenciais relacionados às características do professor espiritual, a essência do tantra, os aspectos para percorrer o caminho tântrico, e as diferenças entre o tantra e as demais escolas budistas. É um texto fundamental para quem pretende percorrer esse caminho espiritual.

 

DOWNLOAD AQUI

Capa - VIVER UMA VIDA....jpg

Viver uma vida secular de acordo com o Dharma

A maioria de nós vive uma vida secular. Todos nós, é claro, queremos ter uma vida boa — uma vida na qual o indivíduo seja feliz e seja também capaz de fazer os outros felizes, criando uma atmosfera feliz. No entanto, consegui-lo é difícil; como tal, precisamos de ensinamentos e orientações. Sendo assim, Drogön Chögyal Phagpa (1235–1280) concedeu estes ensinamentos. Para nos tornarmos bons praticantes espirituais, em primeiro lugar, é preciso se tornar uma boa pessoa. Se não formos boas pessoas, não poderemos nos tornar bons praticantes espirituais. Portanto, antes de qualquer outra coisa, seja qual for a religião que sigamos, temos que ser boas pessoas. Em certo sentido, significa ter uma vida saudável e uma mente muito saudável, de modo a ter longevidade, pensar com clareza, estar em paz e ser feliz, em relação a si mesmo e também com os outros.

DOWNLOAD AQUI

capa_Meditando_cidade.png

Meditando na Cidade

O Buda ensina que todo ser senciente possui a natureza de buda. A verdadeira natureza de nossas mentes é pura. Não é contaminada com nenhum tipo de obscurecimentos. É por isso que, se tentarmos e praticarmos, podemos alcançar a iluminação. Neste momento, não vemos essa natureza búdica, porque ela está completamente coberta por obscurecimentos. Mas os obscurecimentos não fazem parte da natureza da mente. Se fosse assim, nunca poderiam ser eliminados. Por exemplo, o carvão é por natureza preto; não importa o quanto você o lave, o carvão nunca ficará branco. Por outro lado, um pano branco pode ter sua brancura obscurecida pela sujeira, mas com os métodos certos, podemos lavá-lo e depois ver sua cor real. Da mesma forma, os obscurecimentos em nossas mentes estão apenas no nível externo e, com os métodos certos, podem ser eliminados. Portanto, se trabalhamos firmemente seguindo o caminho do Dharma, podemos nos tornar budas totalmente iluminados.

 

DOWNLOAD AQUI

capa_buda_ Coração_bondoso.png

Coração Bondoso e Mente Clara

Buda Shakyamuni realizou muitas atividades nobres para conduzir todos os seres sencientes do sofrimento e insatisfação à felicidade temporária e última. Entre essas nobres ações, a principal atividade do Buda é girar a roda do Dharma. Buda disse, “Eu mostrei o caminho para a liberação, mas alcançar ou não a liberação, depende de cada um". Buda é nosso guia, que mostra o caminho correto em oposição ao caminho equivocado. Podemos alcançar a liberação ou iluminação seguindo o caminho correto, mas sofreremos severas consequências por seguirmos o caminho equivocado. Buda disse que cada um é o próprio salvador, e o próprio inimigo. Portanto, alcançar ou não a liberação, é algo que depende dos próprios esforços. Alcançar felicidade genuína ou experimentar mais sofrimento, depende das próprias ações, atitudes mentais e motivação.

 

DOWNLOAD AQUI

Screenshot_20200411-173119_Chrome_edited

Como Superar a Raiva e Seus Obstáculos

Não importa quão boa e luxuosa seja a vida que você leva, se você não possuir uma mente feliz, então o restante não terá um verdadeiro uso. Deve-se procurar a paz interior; a paz que seja duradoura e a felicidade que seja permanente. Este livro descreve, do ponto de vista do Budismo, como tornar nossa vida mais feliz e pacífica. Mesmo não sendo um budista, qualquer um pode aprender os ensinamentos e a filosofia do Buda. Isto pode ajudar a compreender o sentido da vida e como enfrentar as dificuldades dela. Quando você tem emoções negativas, surgem padrões que dominam sua vida e o resultado é que todos nós sofremos. Nossas emoções negativas fazem com que soframos física e mentalmente. Dessa forma, em vez de culparmos os outros, nós devemos olhar para nossas próprias emoções negativas. O inimigo não está fora. O inimigo está em nossa própria mente. Nossas próprias emoções negativas são as causas das dificuldades e dos problemas que enfrentamos.

DOWNLOAD AQUI

Capa_Tomar_a-Doença.jpeg

Tomar a Doença como Caminho

S.S. 41° Sakya Trizin afirma que, se formos bons praticantes, aconteça o que acontecer nas nossas vidas, tudo se tornará uma prática, seja doença, dor, desastres, o que for. A prática irá progredir no caminho. Se nossa mente estiver feliz, não importa onde estivermos, seremos felizes. Se nossa mente não estiver feliz, mesmo que estejamos no lugar mais bonito e agradável, não seremos felizes. Se a nossa mente pensar que está acontecendo algo terrível, tudo se torna pior; mas se a nossa mente encarar o que acontece com leveza, então tudo se torna mais fácil.

 

DOWNLOAD AQUI

Screenshot_20200411-173249_Chrome_edited

O Ninho do Meditador

Este manual foi inspirado nos ensinamentos oferecidos por Kehnpo Jamyang Tenzi, no International Buddhist Academy em junho de 2011, com base nas instruções da tradição do Lamdré Mahayana. São meditações extraídas de “O Belo Ornamento das Três Visões” de Ngorchen Könchog Lhundrup, prefaciadas por introduções para fornecer um contexto para cada prática. Desta forma, constituem um guia abrangente para os praticantes, desde a prática de refúgio até o cultivo do insight superior.

DOWNLOAD AQUI

41 - CAPA LIVRO.jpg

O Caminho Correto.

S.S. Sakya Trichen (41º Sakya Trizin) concedeu este ensinamento em Kagyu Ling, Reino Unido.

Neste ensinamento, Sua Santidade destaca o caminho correto para alcançarmos a felicidade e os resultados nos caminhos mundano e espiritual. Este ensinamento serve como um lembrete de que devemos ler, contemplar e meditar repetidamente, enquanto praticamos, para dessa forma progredir no caminho.

DOWNLOAD AQUI

42 - CAPA LIVRO.jpg

Como aplicar o Budadharma na vida cotidiana.

Neste ensinamento, S.S. 42º Sakya Trizin compartilha conosco a essência de uma prática correta e genuína do Dharma, e fornece um conjunto simples e claro de instruções para aplicarmos os ensinamentos do Dharma em nossas vidas diárias.

Recitar mantras ou orações, ouvir um ensinamento do Dharma, participar de um evento do Dharma, fazer circumambulação, meditar ou praticar um sadhana – isso é a prática do Dharma?

Considera-se um diligente e excelente praticante do Dharma, quem permanece muito tempo sentado na almofada fazendo práticas?

Este ensinamento aborda os equívocos que a maioria dos iniciantes pode ter. Para garantir que nossos esforços sejam bem sucedidos, vamos ler e contemplar este ensinamento com muita atenção.

DOWNLOAD AQUI

43 - CAPA LIVRO.jpg

A Maneira Correta de realizar a prática diária da Sadhana.

S.S. 43º Sakya Trizin, Gyana Vajra Rinpoche, concedeu este ensinamento em 17 de julho de 2019, a pedido da Sociedade Buda Sasana de Cingapura (Sakya Tenphel Ling).

 

Depois de receber os ensinamentos do Dharma, como poderíamos praticar o que nos foi ensinado? Qual é a maneira correta de fazer nossas práticas diárias de sadhana?

 

Neste ensinamento, S.S. compartilha conosco suas experiências pessoais e compreensão do verdadeiro significado da prática do Dharma.

 

Depois de receber os ensinamentos e iniciações, você é obrigado a fazer as práticas de sadhana diariamente?

 

Você se sente motivado, no início, ao fazer suas práticas de sadhana, mas se sente sobrecarregado para manter a prática diariamente?

 

O que devemos fazer para receber bênçãos de nossos professores através das práticas de sadhana?

 

Neste ensinamento, usando a prática de sadhana como exemplo, Sua Santidade o 43º Sakya Trizin fornece conselhos sobre muitas questões importantes sobre o caminho do Dharma. Vamos estudar e refletir sobre este ensinamento, e fazer as mudanças necessárias em nossa prática.

DOWNLOAD AQUI

Capa_7_Ramos.JPG

A Prática dos Sete Ramos
Khenpo Appey Rinpoche

A Prática dos Sete Ramos

Khenpo Appey Rinpoche

DOWNLOAD AQUI

Capa_5_Familias.JPG

As cinco Famílias Búdicas e as Oito Consciências

As cinco Famílias Búdicas e as Oito Consciências

DOWNLOAD AQUI

capa_samanta.JPG

A Prece de Samantabadra: História e como praticar

Sua Santidade o 42º Sakya Trizin, Ratna Vajra Rinpoche, concedeu este ensinamento on-line a pedido da The Great Sakya Monlam Foundation, em 02 de janeiro de 2021. Neste texto, ele nos oferece uma síntese sobre a história e a forma de praticar a Prece de Samantabhadra.

DOWNLOAD AQUI

Âncora 2
bottom of page