Biblioteca 

Livros para download

Logo-Dourado-2.png

Sinopse: As Quatro Nobres Verdades

Existem muitos grandes mestres que vieram a este mundo e concederam diferentes tipos de ensinamentos. Cada um com sua própria beleza, seu próprio caminho para resolver problemas, encontrar a paz interna e a felicidade. Este livro apresenta o caminho de acordo com o Buda, que alcançou a iluminação para o bem de todos os seres sencientes, sem qualquer exceção. Todas as suas ações de corpo, fala e mente foram executadas para o benefício de todos os seres. Como ação de fala, Buda concedeu ensinamentos a respeito do que ele havia compreendido, chamados de “Girando a Roda do Darma”. O Primeiro Giro da Roda do Darma (início dos ensinamentos concedidos pelo Buda) ocorreu após Buda ter atingido a iluminação em Sarnath (Parque dos Cervos). Lá, ele girou a Roda pela primeira vez, e o título deste ensinamento é “As Quatro Nobres Verdades”.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: Práticas Preliminares e Sua Importância

O caminho pelo qual Buda ajudou os seres sencientes não foi através de milagres ou ajudando com suas mãos, mas, sim, mostrando a direção correta. Ele diz: “Este é o caminho correto, e aquele é o caminho incorreto. Se você for por aquele caminho, você irá sofrer. Porém, se você seguir por este caminho, então você será libertado do sofrimento”. O Buda nos mostrou o caminho, mas nós temos que percorrê-lo. Buda não irá nos transportar. Nós teremos que fazer a viagem por conta própria. A verdadeira prática do Darma muda nossa mente. Para mudar nossa mente, é essencial que façamos as práticas preliminares como contemplar o sofrimento do samsara, as dificuldades de obter um nascimento humano precioso, a impermanência e a lei do karma, ou causas e efeitos.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: O valor do Retiro

O propósito de receber ensinamentos e capacitações é poder praticá-los. Se você não cultivar os ensinamentos e iniciações através das práticas, mas apenas escutar sobre eles e aprender sobre eles, isso não vai saciar sua aspiração. Uma vez tendo recebido os ensinamentos, você deve praticá-los. Você pode fazer isso em qualquer lugar, incluindo sua própria casa. Porém, o mundo possui muitas distrações e nós levamos uma vida muito ocupada com nossas famílias, compromissos e assim por diante. Este é o motivo pelo qual a prática do retiro é importante. Quando você está em retiro, está afastado das distrações mundanas, em um local isolado, sem barulho e conversas, sua mente pode ficar focada e calma. Nesta situação, as práticas que você faz – recitação, meditação e visualizações – serão muito mais efetivas. É verdade que a prática Mahayana não é para sua própria causa, mas para o benefício de todos os seres. É importante engajar-se em atividades que ajudem os outros. Mas, neste momento, somos pessoas comuns e não temos habilidades para realmente ajudar todos os seres sencientes. Então, devemos cultivar em nós mesmos, o poder e a habilidade para ajudar. Dessa maneira, é preciso fazer um retiro.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: Como Superar a Raiva e Seus Obstáculos

Não importa quão boa e luxuosa seja a vida que você leva, se você não possuir uma mente feliz, então o restante não terá um verdadeiro uso. Deve-se procurar a paz interior; a paz que seja duradoura e a felicidade que seja permanente. Este livro descreve, do ponto de vista do Budismo, como tornar nossa vida mais feliz e pacífica. Mesmo não sendo um budista, qualquer um pode aprender os ensinamentos e a filosofia do Buda. Isto pode ajudar a compreender o sentido da vida e como enfrentar as dificuldades dela. Quando você tem emoções negativas, surgem padrões que dominam sua vida e o resultado é que todos nós sofremos. Nossas emoções negativas fazem com que soframos física e mentalmente. Dessa forma, em vez de culparmos os outros, nós devemos olhar para nossas próprias emoções negativas. O inimigo não está fora. O inimigo está em nossa própria mente. Nossas próprias emoções negativas são as causas das dificuldades e dos problemas que enfrentamos.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: Ética Budista

A verdadeira natureza da nossa mente é pura desde os primórdios e não é alterada pelas contaminações. Porém. nós não reconhecemos a condição básica de clara luz da natureza verdadeira da nossa mente. Em vez disso, nos apegamos à ignorância. Sem nenhuma razão lógica, nos apegamos a um “eu”. Sempre pensamos em nós mesmos como os mais importantes. Mas, ter a nós mesmos como prioridade é o principal erro, e isso é muito difícil de mudar. O primeiro passo é considerarmos os outros no mesmo nível que nós mesmos. Devemos nos preocupar com os outros da mesma forma como nos preocupamos conosco. Devemos considerar os outros tão preciosos quanto nós mesmos. Uma vez conseguido isso, podemos pensar nos outros seres mais do que pensamos em nós mesmos. Através do desenvolvimento.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: A Importância de Estudar o Budhadharma

Ao ouvir o Dharma, compreende-se o que precisa ser entendido, abandonam-se as coisas que precisam ser abandonadas, se cultiva o que precisa ser cultivado, e dessa forma, é certo que se obterá aquilo que precisa ser obtido.

Nas palavras do autor: “tomei cuidadosamente algumas citações das escrituras dos sutras para persuadir os leigos, que, embora tenham fé no Buda, não têm conhecimento dos ensinamentos do Buda e não estão engajados na prática do Dharma; ou, mesmo que estejam engajados na prática do Dharma, estão fazendo isso incorretamente. Com esse ensinamento, desejo dizer-lhes que, se ouvirem bem o Dharma, conseguirão compreender. Como resultado disso, terão prazer em se envolver na prática e, assim, todos os seus propósitos serão cumpridos.”

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: Refúgio

“Em favor de todos os seres sencientes, devo alcançar a budeidade perfeitamente iluminada. Com este propósito, anseio trilhar o caminho budista e praticá-lo de acordo com minhas habilidades, realizando o que me for possível com minhas qualidades e habilidades”. Possuir esse tipo de motivação inicial é extremamente importante, pois a motivação inicial correta é a base para todas as práticas no Mahayana. Com essa motivação, a compreensão do refúgio no Buda, no Darma e na Sangha é explicada em cinco estágios: a causa do refúgio, os objetos de refúgio, os métodos, a instrução e o benefício de tomar refúgio.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: O Ninho do Meditador

Este manual foi inspirado nos ensinamentos oferecidos por Kehnpo Jamyang Tenzi, no International Buddhist Academy em junho de 2011, com base nas instruções da tradição do Lamdré Mahayana. São meditações extraídas de “O Belo Ornamento das Três Visões” de Ngorchen Könchog Lhundrup, prefaciadas por introduções para fornecer um contexto para cada prática. Desta forma, constituem um guia abrangente para os praticantes, desde a prática de refúgio até o cultivo do insight superior.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: Meditação sobre a Prece de Sete Ramos

Esta é uma breve explicação sobre como meditar na Prece de Sete Ramos. Independentemente de você estar usando a versão curta ou a versão mais longa, ou uma versão Mahayana ou uma versão Vajrayana, a Prece de Sete Ramos forma a base e a parte mais importante de quase todas as sadhanas. A estrutura geral da maioria das sadhanas é baseada nesta prece. Além disso, uma Prece de Sete Ramos é geralmente incluída dentro delas. Portanto, tente cuidadosamente aprender e familiarizar seu corpo, fala e mente com a Prece de Sete Ramos. Quando você está meditando, seu corpo, fala, e mente devem estar completamente concentrados no caminho espiritual. Caso contrário, apenas sentar relaxado na postura de meditação, ou apenas observar seus pensamentos como eles vêm e vão, ou apenas ler orações, embora tudo isso seja bom, não é realmente considerado meditação na tradição budista tibetana.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: Cultivando um Coração de Sabedoria

Entre os ensinamentos de treino mental mais renomados, estão as instruções contidas em O Treino da Mente em Sete Pontos. As palavras originais destes ensinamentos foram pronunciadas primeiramente por Atisha e depois agrupadas em sete pontos ou seções.

 

Neste livro, lúcido e conciso, estão as preciosas orientações de Khenchen Appey Rinpoche para aqueles que têm a aspiração de trilhar o caminho do Bodisatva, oferecidas por um nobre ser, que trilhou este mesmo caminho e provou de seus resultados.

 

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: Coração Bondoso e Mente Clara

Buda Shakyamuni realizou muitas atividades nobres para conduzir todos os seres sencientes do sofrimento e insatisfação à felicidade temporária e última. Entre essas nobres ações, a principal atividade do Buda é girar a roda do Dharma. Buda disse, “Eu mostrei o caminho para a liberação, mas alcançar ou não a liberação, depende de cada um". Buda é nosso guia, que mostra o caminho correto em oposição ao caminho equivocado. Podemos alcançar a liberação ou iluminação seguindo o caminho correto, mas sofreremos severas consequências por seguirmos o caminho equivocado. Buda disse que cada um é o próprio salvador, e o próprio inimigo. Portanto, alcançar ou não a liberação, é algo que depende dos próprios esforços. Alcançar felicidade genuína ou experimentar mais sofrimento, depende das próprias ações, atitudes mentais e motivação.

 

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: Meditando na Cidade

O Buda ensina que todo ser senciente possui a natureza de buda. A verdadeira natureza de nossas mentes é pura. Não é contaminada com nenhum tipo de obscurecimentos. É por isso que, se tentarmos e praticarmos, podemos alcançar a iluminação. Neste momento, não vemos essa natureza búdica, porque ela está completamente coberta por obscurecimentos. Mas os obscurecimentos não fazem parte da natureza da mente. Se fosse assim, nunca poderiam ser eliminados. Por exemplo, o carvão é por natureza preto; não importa o quanto você o lave, o carvão nunca ficará branco. Por outro lado, um pano branco pode ter sua brancura obscurecida pela sujeira, mas com os métodos certos, podemos lavá-lo e depois ver sua cor real. Da mesma forma, os obscurecimentos em nossas mentes estão apenas no nível externo e, com os métodos certos, podem ser eliminados. Portanto, se trabalhamos firmemente seguindo o caminho do Dharma, podemos nos tornar budas totalmente iluminados.

 

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: A Necessidade da Prática Espiritual

Como seres humanos nesta vida, temos muitas necessidades, por exemplo: um lugar para morar, comida para comer, roupas para vestir, atendimento médico, amigos, e muitas outras coisas também.  Mas, o mais importante na vida é a prática espiritual.  Mesmo na vida atual, a prática espiritual é muito importante.  Sem ela, a vida carece de essência e é vazia.  Isso nem sempre é bonito e bom.  Às vezes, experimentamos dificuldades e turbulências, e a prática espiritual nos dá forte apoio e força para enfrentá-las.  Pessoas que não têm nenhuma noção sobre espiritualidade, aqueles que só acreditam no mundo material, quando enfrentam problemas sérios, acham muito difícil suportá-los.  Essas pessoas tomam medidas muito extremas, como suicídio, e é claro, estão totalmente equivocadas.  Assim, mesmo nesta vida, mesmo que você não acredite em outras vidas, mesmo que seja apenas para esta vida, a prática espiritual é muito importante.  É a fonte de todo o conforto e toda a força de que precisamos, quando enfrentamos sérios problemas. 

 

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: Os Princípios do Tantra

Ensinamentos claros e precisos de S.S. Gongma Trichen Rimpoché, esclarecendo pontos essenciais relacionados às características do professor espiritual, a essência do tantra, os aspectos para percorrer o caminho tântrico, e as diferenças entre o tantra e as demais escolas budistas. É um texto fundamental para quem pretende percorrer esse caminho espiritual.

 

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: Transformando Nossas Mentes

As quatro contemplações que transformam a mente

e outras práticas

 

Este texto traz ensinamentos de Khenchen Appey Rinpoche sobre as quatro contemplações que transformam a mente, o libertar-se dos quatro apegos, as quatro incomensuráveis, a bodichita, e sobre como lidar com as emoções difíceis. Realizar diariamente, as práticas aqui descritas, sem apego aos resultados, definitivamente irá transformar e melhorar a mente.

 

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: Libertando-se dos Quatro Apegos

Esta coleção de textos, Libertando-se dos Quatro Apegos, foi originalmente publicada pela International Buddhist Academy (IBA), como um estudo de acompanhamento para o retiro anual de 10 dias, realizado em junho de 2009. Na ocasião, foram oferecidos ensinamentos por S.Em.ª Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche, e as revisões de acompanhamento e sessões de meditação guiadas pelo Lama Thubten Choedak Rinpoche.

 

DOWNLOAD AQUI

Sinopse: Tomar a Doença como Caminho

S.S. 41° Sakya Trizin afirma que, se formos bons praticantes, aconteça o que acontecer nas nossas vidas, tudo se tornará uma prática, seja doença, dor, desastres, o que for. A prática irá progredir no caminho. Se nossa mente estiver feliz, não importa onde estivermos, seremos felizes. Se nossa mente não estiver feliz, mesmo que estejamos no lugar mais bonito e agradável, não seremos felizes. Se a nossa mente pensar que está acontecendo algo terrível, tudo se torna pior; mas se a nossa mente encarar o que acontece com leveza, então tudo se torna mais fácil.

 

DOWNLOAD AQUI

voltar_edited_edited.png