Biblioteca 

Livros para download

Sinopse:

Existem muitos grandes mestres que vieram a este mundo e concederam diferentes tipos de ensinamentos. Cada um com sua própria beleza, seu próprio caminho para resolver problemas, encontrar a paz interna e a felicidade. Este livro apresenta o caminho de acordo com o Buda, que alcançou a iluminação para o bem de todos os seres sencientes, sem qualquer exceção. Todas as suas ações de corpo, fala e mente foram executadas para o benefício de todos os seres. Como ação de fala, Buda concedeu ensinamentos a respeito do que ele havia compreendido, chamados de “Girando a Roda do Darma”. O Primeiro Giro da Roda do Darma (início dos ensinamentos concedidos pelo Buda) ocorreu após Buda ter atingido a iluminação em Sarnath (Parque dos Cervos). Lá, ele girou a Roda pela primeira vez, e o título deste ensinamento é “As Quatro Nobres Verdades”.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse:

O caminho pelo qual Buda ajudou os seres sencientes não foi através de milagres ou ajudando com suas mãos, mas, sim, mostrando a direção correta. Ele diz: “Este é o caminho correto, e aquele é o caminho incorreto. Se você for por aquele caminho, você irá sofrer. Porém, se você seguir por este caminho, então você será libertado do sofrimento”. O Buda nos mostrou o caminho, mas nós temos que percorrê-lo. Buda não irá nos transportar. Nós teremos que fazer a viagem por conta própria. A verdadeira prática do Darma muda nossa mente. Para mudar nossa mente, é essencial que façamos as práticas preliminares como contemplar o sofrimento do samsara, as dificuldades de obter um nascimento humano precioso, a impermanência e a lei do karma, ou causas e efeitos.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse:

O propósito de receber ensinamentos e capacitações é poder praticá-los. Se você não cultivar os ensinamentos e iniciações através das práticas, mas apenas escutar sobre eles e aprender sobre eles, isso não vai saciar sua aspiração. Uma vez tendo recebido os ensinamentos, você deve praticá-los. Você pode fazer isso em qualquer lugar, incluindo sua própria casa. Porém, o mundo possui muitas distrações e nós levamos uma vida muito ocupada com nossas famílias, compromissos e assim por diante. Este é o motivo pelo qual a prática do retiro é importante. Quando você está em retiro, está afastado das distrações mundanas, em um local isolado, sem barulho e conversas, sua mente pode ficar focada e calma. Nesta situação, as práticas que você faz – recitação, meditação e visualizações – serão muito mais efetivas. É verdade que a prática Mahayana não é para sua própria causa, mas para o benefício de todos os seres. É importante engajar-se em atividades que ajudem os outros. Mas, neste momento, somos pessoas comuns e não temos habilidades para realmente ajudar todos os seres sencientes. Então, devemos cultivar em nós mesmos, o poder e a habilidade para ajudar. Dessa maneira, é preciso fazer um retiro.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse:

Não importa quão boa e luxuosa seja a vida que você leva, se você não possuir uma mente feliz, então o restante não terá um verdadeiro uso. Deve-se procurar a paz interior; a paz que seja duradoura e a felicidade que seja permanente. Este livro descreve, do ponto de vista do Budismo, como tornar nossa vida mais feliz e pacífica. Mesmo não sendo um budista, qualquer um pode aprender os ensinamentos e a filosofia do Buda. Isto pode ajudar a compreender o sentido da vida e como enfrentar as dificuldades dela. Quando você tem emoções negativas, surgem padrões que dominam sua vida e o resultado é que todos nós sofremos. Nossas emoções negativas fazem com que soframos física e mentalmente. Dessa forma, em vez de culparmos os outros, nós devemos olhar para nossas próprias emoções negativas. O inimigo não está fora. O inimigo está em nossa própria mente. Nossas próprias emoções negativas são as causas das dificuldades e dos problemas que enfrentamos.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse:

A verdadeira natureza da nossa mente é pura desde os primórdios e não é alterada pelas contaminações. Porém. nós não reconhecemos a condição básica de clara luz da natureza verdadeira da nossa mente. Em vez disso, nos apegamos à ignorância. Sem nenhuma razão lógica, nos apegamos a um “eu”. Sempre pensamos em nós mesmos como os mais importantes. Mas, ter a nós mesmos como prioridade é o principal erro, e isso é muito difícil de mudar. O primeiro passo é considerarmos os outros no mesmo nível que nós mesmos. Devemos nos preocupar com os outros da mesma forma como nos preocupamos conosco. Devemos considerar os outros tão preciosos quanto nós mesmos. Uma vez conseguido isso, podemos pensar nos outros seres mais do que pensamos em nós mesmos. Através do desenvolvimento.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse:

Ao ouvir o Dharma, compreende-se o que precisa ser entendido, abandonam-se as coisas que precisam ser abandonadas, se cultiva o que precisa ser cultivado, e dessa forma, é certo que se obterá aquilo que precisa ser obtido.

Nas palavras do autor: “tomei cuidadosamente algumas citações das escrituras dos sutras para persuadir os leigos, que, embora tenham fé no Buda, não têm conhecimento dos ensinamentos do Buda e não estão engajados na prática do Dharma; ou, mesmo que estejam engajados na prática do Dharma, estão fazendo isso incorretamente. Com esse ensinamento, desejo dizer-lhes que, se ouvirem bem o Dharma, conseguirão compreender. Como resultado disso, terão prazer em se envolver na prática e, assim, todos os seus propósitos serão cumpridos.”

DOWNLOAD AQUI

Sinopse:

“Em favor de todos os seres sencientes, devo alcançar a budeidade perfeitamente iluminada. Com este propósito, anseio trilhar o caminho budista e praticá-lo de acordo com minhas habilidades, realizando o que me for possível com minhas qualidades e habilidades”. Possuir esse tipo de motivação inicial é extremamente importante, pois a motivação inicial correta é a base para todas as práticas no Mahayana. Com essa motivação, a compreensão do refúgio no Buda, no Darma e na Sangha é explicada em cinco estágios: a causa do refúgio, os objetos de refúgio, os métodos, a instrução e o benefício de tomar refúgio.

DOWNLOAD AQUI

Sinopse:

Este manual foi inspirado nos ensinamentos oferecidos por Kehnpo Jamyang Tenzi, no International Buddhist Academy em junho de 2011, com base nas instruções da tradição do Lamdré Mahayana. São meditações extraídas de “O Belo Ornamento das Três Visões” de Ngorchen Könchog Lhundrup, prefaciadas por introduções para fornecer um contexto para cada prática. Desta forma, constituem um guia abrangente para os praticantes, desde a prática de refúgio até o cultivo do insight superior.

DOWNLOAD AQUI

voltar_edited.png