Treinamento em Mahamudra
A essência dos ensinamentos de Buda e a natureza de Buda é a compaixão amorosa. Ao treinarmos nossa mente em compaixão amorosa desenvolvemos os recursos necessários para atingirmos o Estado Desperto (iluminação).
A prática Mahamudra em particular vem do Lam Dre. Maha significa “grande” e mudra “postura espiritual”. Sendo o treino em Mahamudra o direcionamento para o desenvolvimento de amor genuíno para com todos os seres, compaixão e sabedoria para trilharmos o caminho da iluminação.
Lam Dre: Lam significa “caminho”, Dre significa “fecundo”, “conduzindo à conclusão ou ao sucesso”, então a essência do Lam Dre é o caminho fecundo, o que significa o caminho que conduz ao fruto da iluminação.
O Lam Dre remete ao Mahasiddha Virupa e dele através do Sachen Kunga Nyingpo, foi transmitido à Escola Sakya, onde representa uma prática raiz desta Escola, visando o benefício de todos os seres sencientes. Este benefício é alcançado por meio de uma série de práticas. Uma descrição mais exata segue adiante.
O Lam Dre tem duas partes: Sutra e Tantra.
A prática Mahamudra é caracterizada em três níveis: fundamento, caminho e objetivo.
a) A fundação estabelece as bases para o treinamento da mente, ou seja, o desenvolvimento da Bodhicitta relativa e absoluta.
b) O caminho consiste em seis paramitas e tem como precursor Shamata: concentração incomum ou extraordinária (tibetano: shiney) e Vipashyana: percepção incomum ou extraordinária (tibetano: Ihag-tong).
c) O objetivo é a iluminação, o qual alguns aspectos diferentes se referem a um mesmo estado.
O PREPARO
Tomar refúgio
Prostrações
Meditação e a prática da Bodhicitta
Oferecimento de mandala
A prática de purificação de Vajrasattva
Guru yoga
A FUNDAÇÃO
Treinamento da mente
AS QUATRO NOBRES VERDADES
A prática de compaixão amorosa
MAHAKARUNA
Mahakaruna conecta nossa compaixão amorosa com o desejo de libertar outros seres vivos de seu sofrimento, seja físico ou mental. “Maha” significa grande e “karuna” compaixão. Mahakaruna é o pré-requisito mais importante para a prática da Bodhicitta.
AS SEIS PARAMITAS OU PERFEIÇÕES
A prática dos paramitas remonta ao Hinayana, o veículo dos Shravakas, ou seja, “aqueles que buscam a auto-realização solitária” e aos Pratyeka Budas. Além disso, mas com a mesma base moral, o Budismo Mahayana desenvolveu várias práticas de ioga.
O CAMINHO DO BODHISATTVA
Na prática de Mahamudra, que agora foi explicada em seu estágio mais elevado, podemos usar qualquer tipo de meditação cujo objetivo seja a iluminação. Este é Mahamudra. Na filosofia budista, diz-se que o caminho Hinayana leva à iluminação em onze bhumis; o camkinho Mahayana leva em treze. Bhumis são estágios no caminho do desenvolvimento mental.
Os onze estágios ou bhumis no caminho do Bodhisattva em Hinayana são os seguintes:
-
Primeiro, o bhumi da alegria suprema
-
Segundo o bhumi do imaculado
-
Terceiro, o bhumi do luminoso
-
Quarto o bhumi do radiante
-
Quinto o bhumi do muito difícil de conquistar
-
Sexto o bhumi do diretamente voltado
-
Sétimo o bhumi do que foi longe
-
Oitavo o bhumi do inabalável
-
Nono o bhumi da mente sábia
-
Décimo, o bhumi da nuvem do Dharma (essência do Dharma)
-
O décimo primeiro estágio é a iluminação (estado de Buda).
No Mahayana, existem treze bhumis. Aqueles que praticam sua essência, ou seja, Bodhicitta e Mahamudra, podem atingir o décimo terceiro estágio, seja nesta vida ou pelo menos no bardo, o estado intermediário entre a morte e o renascimento. O décimo terceiro estágio é a qualidade de Buda Vajradhara. Buda Vajradhara inclui as qualidades de todos os cinco Dhyani Budas: Aksobhya, Amitabha, Amoghasiddhi, Ratnasambhava e Vairocana, aos quais é adicionada a qualidade de Buda Vajrasattva, que tem o poder espiritual de purificação.
Todo conteúdo deste Workshop será ministrado pelo Ven. Lama Rinchen Khyenrab.
© 2022 MOSTEIRO SAKYA TSARPA BRASIL