3b28024e9926e5816e7b1636150f0bc0.jpg

Treinamento em Mahamudra

A essência dos ensinamentos de Buda e a natureza de Buda é a compaixão amorosa. Ao treinarmos nossa mente em compaixão amorosa desenvolvemos os recursos necessários para atingirmos o Estado Desperto (iluminação).


A prática Mahamudra em particular vem do Lam Dre. Maha significa “grande” e mudra “postura espiritual”. Sendo o treino em Mahamudra o direcionamento para o desenvolvimento de amor genuíno para com todos os seres, compaixão e sabedoria para trilharmos o caminho da iluminação.


Lam Dre: Lam significa “caminho”, Dre significa “fecundo”, “conduzindo à conclusão ou ao sucesso”, então a essência do Lam Dre é o caminho fecundo, o que significa o caminho que conduz ao fruto da iluminação.


O Lam Dre remete ao Mahasiddha Virupa e dele através do Sachen Kunga Nyingpo, foi transmitido à Ordem Sakya, onde representa uma prática raiz desta ordem, visando o benefício de todos os seres sencientes. Este benefício é alcançado por meio de uma série de práticas. Uma descrição mais exata segue adiante.


O Lam Dre tem duas partes: Sutra e Tantra.

 

A prática Mahamudra é caracterizada em três níveis: fundamento, caminho e objetivo.

a) A fundação estabelece as bases para o treinamento da mente, ou seja, o desenvolvimento da Bodhicitta relativa e absoluta.

b) O caminho consiste em seis paramitas e tem como precursor Shamata: concentração incomum ou extraordinária (tibetano: shiney) e Vipashyana: percepção incomum ou extraordinária (tibetano: Ihag-tong).

c) O objetivo é a iluminação, o qual  alguns aspectos diferentes se referem a um mesmo estado.

 

O PREPARO

  • Tomar refúgio

  • Prostrações

  • Meditação e a prática da Bodhicitta

  •  Oferecimento de mandala

  • A prática de purificação de Vajrasattva

  Guru yoga

 

A FUNDAÇÃO

  • Treinamento da mente


AS QUATRO NOBRES VERDADES

  • A prática de compaixão amorosa

 

MAHAKARUNA

  • Mahakaruna conecta nossa compaixão amorosa com o desejo de libertar outros seres vivos de seu sofrimento, seja físico ou mental. “Maha” significa grande e “karuna” compaixão. Mahakaruna é o pré-requisito mais importante para a prática da Bodhicitta.


AS SEIS PARAMITAS OU PERFEIÇÕES

  • A prática dos paramitas remonta ao Hinayana, o veículo dos Shravakas, ou seja, “aqueles que buscam a auto-realização solitária” e aos Pratyeka Budas. Além disso, mas com a mesma base moral, o Budismo Mahayana desenvolveu várias práticas de ioga.

 

O CAMINHO DO BODHISATTVA

  • Na prática de Mahamudra, que agora foi explicada em seu estágio mais elevado, podemos usar qualquer tipo de meditação cujo objetivo seja a iluminação. Este é Mahamudra. Na filosofia budista, diz-se que o caminho Hinayana leva à iluminação em onze bhumis; o camkinho Mahayana leva em treze. Bhumis são estágios no caminho do desenvolvimento mental.


Os onze estágios ou bhumis no caminho do Bodhisattva em Hinayana são os seguintes:

  1. Primeiro, o bhumi da alegria suprema

  2. Segundo o bhumi do imaculado

  3. Terceiro, o bhumi do luminoso

  4. Quarto o bhumi do radiante

  5. Quinto o bhumi do muito difícil de conquistar

  6. Sexto o bhumi do diretamente voltado

  7. Sétimo o bhumi do que foi longe

  8. Oitavo o bhumi do inabalável

  9. Nono o bhumi da mente sábia

  10. Décimo, o bhumi da nuvem do Dharma (essência do Dharma)

  11. O décimo primeiro estágio é a iluminação (estado de Buda).

 

No Mahayana, existem treze bhumis. Aqueles que praticam sua essência, ou seja, Bodhicitta e Mahamudra, podem atingir o décimo terceiro estágio, seja nesta vida ou pelo menos no bardo, o estado intermediário entre a morte e o renascimento. O décimo terceiro estágio é a qualidade de Buda Vajradhara. Buda Vajradhara inclui as qualidades de todos os cinco Dhyani Budas: Aksobhya, Amitabha, Amoghasiddhi, Ratnasambhava e Vairocana, aos quais é adicionada a qualidade de Buda Vajrasattva, que tem o poder espiritual de purificação.

Todo conteúdo deste Workshop será ministrado pelo Ven. Lama Rinchen Khyenrab.

Programação:

Dias

23 e 24/Out de 2021

Das 10h às 17h (com intervalos de almoço das 12h - 14h)

Transmissão

Presencial no Mosteiro Sakya e On-line Via Sympla/Zoom

Escolha a opção que deseja participar (on-line ou presencial) clicando no botão abaixo. Conclusão de inscrição pela Sympla ou Pix/Transferência bancária.

* Vagas limitadas para hospedagens no Mosteiro.