Retiro é um meio de alcançar a iluminação. Ele fornece meios hábeis para obter a libertação final, no entanto seus resultados dependem principalmente do quanto nos esforçamos em sua prática. Basicamente, um retiro vajrayana implica um estágio de desenvolvimento, durante o qual nos visualizamos como a deidade e, uma vez que dominamos isso, segue-se uma etapa de conclusão, através da qual a visualização se dissolve no vazio. Através da prática dessas duas etapas, gradualmente eliminamos todas os nossos obscurecimentos e nos aproximamos da iluminação...
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Há quatro sinais de que a natureza búdica de uma pessoa está desperta ou pronta para se desenvolver:
• O primeiro sinal é que, antes mesmo de entrar na porta do Dharma, uma pessoa tem compaixão natural.
• O segundo sinal é que, mesmo antes de se refugiar no Dharma, a pessoa tem uma fé natural na Joia Tríplice (Buda, Dharma e Sangha).
• O terceiro sinal é que, se outros prejudicarem tal pessoa, mesmo antes de entrar no caminho do Dharma, ela terá uma natural paciência, paciência em relação aos seus algozes.
• O quarto sinal é que tal pessoa aprecia a acumulação de um bom mérito, mesmo antes de entrar no caminho do Dharma. Estes são os quatro sinais da natureza búdica de uma pessoa sendo desperta.
Por outro lado, há quatro falhas ou obstáculos ao despertar da natureza búdica de uma pessoa...
S.E. Khöndung Asanga Vajra Rinpoche
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O resultado ou fruição (dre bu) final da Visão, dentro de todas as escolas do mantra secreto, é o mesmo — podemos chamá-lo de Indivisibilidade de Samsara e Nirvana (ta wa khor de yer me), Mahamudra ou Dzogchen; eles são de uma única essência (ngo wo chig). Se não fossem da mesma essência, teríamos de falar da realização Sakyapa, da realização Kagyüpa e assim por diante. Então, se recebêssemos uma iniciação Sakya, não obteríamos o resultado Kagyü. E realmente não é assim.